Imagem do post

Promessas para 2009 – Você ainda lembra?


Dando sequência no artigo Promessas para 2009, no qual incentivava os leitores a declarar publicamente suas metas e prometi acompanhá-los ao longo desse ano.

Tivemos a participação de 15 pessoas, com aproximadamente 3 metas GoalSettingLogo-WEB-big cada um, o que dá muitas metas no final!!! A pergunta que não quer calar é: quantas dessas metas você ainda lembra? Por acaso alguma delas está andando? Por favor, os que ainda não fizeram, contem as novidades!

Existem diversas formas para definição correta de metas. Eu particularmente, gosto de duas formas: Smart e Goal Mapping.

O SMART é a forma mais simples, que foi originalmente criada pelo Peter Drucker e ajuda a construir uma meta a partir de 5 perguntas chave:

1 – O Quê Especificamente (S)?
2 – Quanto vai custar (M)?
3 – Como vou alcançar (A)?
4 – Por quê eu quero esse objetivo (R)?
5 – Quando eu vou realizar (T)?

O Goal Mapping é um pouco mais complexo, basicamente é uma forma de definição de objetivos usando o lado direito do cérebro, o subconsciente, a criatividade e espontaneidade. Em breve farei um post explicando um pouco melhor o processo.

Se utilizarmos o acróstico do Drucker, SMART, já dá uma grande ajuda na definição dos nossos objetivos. Vamos aplicar o conceito SMART, na meta que escrevi sobre a mudança desse blog:

S = Criar um novo layout para o blog www.maistempo.com.br, de forma a modernizar a interface, tornar mais fácil a navegação e reorganizar as seções de conteúdo. O novo layout deve seguir o novo logotipo do Blog, os gadets atuais, com maior destaque para as ferramentas que os usuários possam assinar, baixar ou usar (E-books, feeds, softwares, testes, etc). Procurar um novo provedor americano para o blog, com WordPress.

M = R$ X.XXX,00 de custo de produção ; US$ 90/ano de hosting ; 2 meses de produção. Chegar a 1 milhão de pageviews/mês.

No caso do alcançável, é necessário criar um plano de ação, ou seja, os próximos passos (tarefas com data, duração e responsável) para começar a fazer o blog. Eu utilizo o recurso de metas do NEOTRIAD para definir as tarefas e delegar para minha Equipe, com isso posso controlar a execução e checar o cronograma. Uma tarefa seria por exemplo:

1 – Passar briefing do blog para equipe de criação e produção – 2/4/09 – 2hs duração – Christian

TODAS AS PESSOAS QUE DECLARARAM SUAS METAS   PUBLICAMENTE NO POST ANTERIOR, ME ENVIEM UM E-MAIL QUE IRÃO GANHAR 12 MESES DE NEOTRIAD PARA DEFINIR E ACOMPANHAR SUAS METAS.

Criado o plano de ação é o momento de definir o por quê você quer aquele objetivo, senão fica naquela coisa de Muitos Começos, Poucos Términos, que já comentei.

No meu caso, o relevante dessa meta é: Alcançar um número maior de praticantes da administração do tempo, seguindo os princípios da Triad, de forma ajudá-los a terem mais equilíbrio e vida! O que reforça a realização da minha missão pessoal.

E por último, a data de quando esse blog vai estar no ar, que no meu caso será 10/07/09!

Você deve reservar um tempo para escrever esse planejamento e colocá-lo junto da sua agenda. Se usar o NEOTRIAD, quando planejar a semana ele vai te lembrar.

Para o pessoal que estou acompanhando, dúvidas ou sugestões me enviem um e-mail direto que ajudarei!

Até a próxima, no dia 15/06!

Posts similares

Comentários