Imagem do post

Escritórios Abertos Estressam


Eu sempre achei que a onda dos escritórios abertos não fazia muito bem para a produtividade pessoal. Quando fiz a fusão da minha empresa de web com a POPCOM (Agência Digital do grupo W/Brasil) notei a diferença no ato. O escritório não tinha uma divisória, as mesas eram juntas. Demorei para me acostumar.

Vários pessoas perguntam minha opinião sobre esse assunto, eu não tinha uma opinião formada, mas depois de ler o estudo abaixo, cheguei a minha conclusão: escritórios abertos são improdutivos, mesmo com as vantagens da “melhoria de comunicação”!

Segue a tradução do artigo de uma pesquisa realizada pelo Dr Vinesh sobre essa questão:

openoffice2

A evidência é devastadora:trabalhar em um escritório aberto é mau para sua saúde!

Cientistas australianos fizeram uma revisão na pesquisa global sobre os efeitos dos designs dos escritórios modernos, concluindo que a migração para escritórios abertos levou a baixa produtividade e alto estresse profissional.

“As evidências que encontramos foram absolutamente chocantes”, disse o pesquisador Dr Vinesh Oommen da Universidade de Tecnologia e Instuto de Saúde e Inovações Biomédicas de Queensland.

“Em 90% da pesquisa, o resultado de trabalhar em um escritório aberto foi visto como negativo, gerando altos níveis de estresse, conflitos, pressão alta e um alto turnover da equipe.”

“O alto nível de barulho faz com que os funcionários percam a concetração, levando a baixa produtividade, existem problemas de privacidade porque qualquer pessoa pode ver o que você está fazendo no computador ou ouvir suas conversas, existe uma sensação de insegurança”

Dr Oommen diz que existem tambem grandes chances de conflitos no ambiente de trabalho gerado por “sentar tão perto de outra pessoa que o simples toque do celular pode gerar irritação”.

“Eu acho que a maioria de nós, incluindo eu mesmo, podemos ver isso em nosso dia-a-dia”, ele disse.

Trabalhar em um escritório aberto pode contribuir para pressão alta também. Dr Oommen disse que existe um aumento no risco de problemas de saúde como vírus ou doenças transmitidas pelo ar.

“Basedo nessas descobertas, eu acho que os profissionais precisam repensar o ambiente aberto de seus escritórios”, diz o Dr Ommen.

openoffice “A pesquisa descobriu que design tradicionais (escritório pequenos privativos fechados) são melhores. O problema é que na busca por custos menores, o ambiente aberto ganha vantagens, podendo reduzir em até 20% os custos do design e por isso é tão usado.”

Esse estudo foi publicado pelo Dr Oommen no Asia-Pacific Journal of Health Management.

Posts similares

Comentários