Administração do Tempo

Peguei um trecho do livro A Tríade do Tempo, que faz uma boa definição sobre esse conceito de “administração do tempo” x “administração pessoal” que muita gente me pergunta. Caso deseje maiores informações sobre um curso de administração de tempo com base na metodologia Tríade, acesse: http://www.triadps.com/novo/curso_adminstracao_do_tempo.aspx


Você gostaria de gerenciar melhor seu tempo? De ter tempo para tudo aquilo que deseja e precisa fazer? De reduzir seu estresse? De fazer mais esportes, ter mais amigos e mais realizações? Todos queremos. Já se tornou comum no mundo inteiro as pessoas reclamarem da falta de tempo, de estarem sempre estressadas e atrasadas. Por isso o tema de administração de tempo atrai tantas atenções. A parte mais difícil para qualquer metodologia que se proponha a encarar esse problema é transformar a teoria em prática. Ou seja, fazer do tempo um recurso realmente administrável, capaz de proporcionar mais felicidade, saúde, lazer e dinheiro. Será que é possível administrar o tempo?Existe um exercício excelente para quem gostaria de administrar o tempo. Vamos experimentar? Olhe para seu relógio. Que horas são? Agora cruze os dedos da mão direita e os dedos do pé esquerdo. Bata 3 vezes com o pé direito no chão. Olhe novamente para o seu relógio. Que horas são agora? A hora atual é igual a primeira hora que você olhou para o relógio (incluindo minutos e segundos)? Claro que não! O tempo não pára! Não podemos administrar o tempo!

 

godclock.jpg

O único ser capaz de controlar o tempo, até onde eu sei, é Deus! Para todos os demais, o tempo não pára e anda sempre à razão de sessenta segundos por minuto, sessenta minutos por hora, 24 horas por dia.Por isso não gosto de usar o termo administração de tempo. Não posso ensinar ninguém a administrar o que não pode ser alterado. A única coisa possível de se administrar são as ações e os eventos que acontecem no tempo — reuniões e outras tarefas profissionais, festas, viagens, lazer, paixões, leituras e uma série de outras situações e tarefas. Lembre-se: todos têm a mesma quantidade de tempo para usar. Ele é igual para mim, para você e para qualquer pessoa no mundo. Por isso prefiro trocar o termo administração do tempo por administração pessoal, porque você pode controlar a si mesmo, certo?

 

Administração pessoal é algo mais complexo que uma série de dicas, listas de tarefas, agendas, pastas, cadernos e softwares. Não somos uma sociedade de robôs. Vivemos em busca de algo mais: de um sonho, de um objetivo, uma paixão, uma visão, um ideal. Administração pessoal é viver de forma a conseguir realizar esse “algo a mais”, e para isso precisamos ter tempo.

A administração pessoal que apresento neste livro é um processo de cinco fases, que irá requerer a mudança de alguns hábitos pessoais e o uso de novas ferramentas. O objetivo inicial é reduzir seu nível de estresse, tornar você o próprio autor da história da sua vida e ajudar no seu equilíbrio pessoal e profissional. Ao longo do processo você poderá notar que a sua Tríade ficará cada vez mais próxima da ideal. Não é um caminho fácil, mas o resultado será muito gratificante. Um processo que ensina, entre outras lições, o valor da hora presente.

“Uma das ilusões da vida é a de que a hora presente não é a mais crítica, a decisiva. Escreva em seu coração que cada dia é o melhor dia do ano.” (Ralph W. Emerson)

Pessoalmente, quando comecei a desenvolver e aplicar este processo, a partir do aperfeiçoamento de diversos outros, minha vida começou a mudar. Hoje consigo desenvolver diversas funções e projetos com mais tranqüilidade, equilíbrio e sem estresse. Administração pessoal não significa controlar cada aspecto de sua vida. Não exige sua transformação em uma máquina, sem flexibilidade nem autonomia. Significa assumir o compromisso de ser feliz com você mesmo, de assumir o controle, de viver seus sonhos com base no que você deseja, de fazer a diferença em sua vida.

 

24 Respostas

  1. Christian

    Gostei muito da qualidade de seus textos neste blog e depois de ler o material de administração de tempo, vou ver se consigo mais tempo para ler o seu blog continuamente.

    Abs

  2. gostaria de saber e você em algum livro ou artigo que fale sobre o seguinte tema “como administra o conhecimento”, e como posso adqueri-lo.
    grata.
    Andreana fernandes.

    • Oi Andreana,

      No livro A Tríade do Tempo eu falo sobre isso e aqui no blog, você tem alguns e-books gratuitos que falam sobre também!

  3. Gostei muito do conteúdo, muito rico, legal!!

  4. Gostei muito dos conteúdo das informações. Buscar o novo é sempre bom, parabéns pelo trabalho.

  5. Onde encontro o software de Gestão de Tempo de Christian Barbosa?

    Obrigado.

  6. É gostei, gostaria de ter lido esse livro, vou fazer uma apresentação na classe sob esse assunto, e pesquisei algumas, e achei seu mais interessante e descontraido. obrigado.

  7. Christian, bom dia
    Tenho trabalhado muito sobre este tema de administração do tempo: no trabalho, na família, etc..inclusive para a equipe na empresa.
    Preciso mais dicas e até alguns workshops e treinamentos….pode me indicar algum livro e tbm como contratar treinamento e workshop?
    Obrigado

  8. Bom dia !

    Estou lendo “Mais tempo, mais dinheiro”.
    Noto que os exemplos pessoais estão sempre presentes.
    Tenho curiosidade em saber do resultado da aplicação desas teorias na vida de seus leitores e ouvintes.
    Voce tem esse Feed-Back?

    Atenciosamente

    Helson Moura

    • Oi Helson!
      Temos muitas pessoas que nos enviam feedback da aplicação do método em seu dia-a-dia. Nunca parei para publicar por aqui, mas alguns estão como mensagens no meu Orkut ou no do Gustavo.
      De qualquer forma, tem a aplicação com dois leitores da Você S/A, o qual foram acompanhados por dois meses na aplicação do nosso método. Segue o link com as 3 edições da revista com esse monitoramento: http://www.triadps.com/vcsa.pdf

  9. Cris,

    Apresenta aos seus clientes o seminário Mais tempo, Mais dinheiro do dia 26 de maio.

    Bjos

    Sabrina

  10. Gostei muito,
    tirei uma base do que vou fala..hj tenho um treinamento para ministra..e o tem e “adm do tempo”clario muito.

  11. OLA, SO GOSTARIA QUE ME EXPLICASSEM UMA COISA.
    COMO HA UNS 10 – 15 ANOS ATRAS EU CONSEGUIA, FAZER UM MONTE DE TAREFAS EM CONJUNTO E O MEU TEMPO DAVA DIREITINHO E ATE PARA FAZER ESPORTES E TAL E HJ COM MENOS TAREFAS EU NAO SAIO DO LUGAR, PQ O DIA ACABA E DAI JA ERA…
    DA PRA EXPLICAR OU OS DIAS ESTAO MAIS CURTOS MESMO

  12. Bom dia Christian, quero parabeniza-ló pelo seu excelente trabalho. Admiro muito e tenho você como um dos meus mentores profissionais. A gestão do tempo é essencial para nossa vida profissional e pessoal. Uma pergunta que gostaria de fazer é a seguinte:

    - As vezes parace que por mais que eu tente planejar o meu dia, ele ainda continua sendo pouco produtivo. Tenho uma empresa que atua no Comercio de Peças para veiculos pesados e tem dias que parece que fico horas para resolver coisa pequenas. Porque isso acontece? e como posso acabar de vez com esses problemas?

    Um forte abraço meu amigo, fica com Deus e agurado resposta.

    Ronaldo D. Guimarães
    Araçatuba/SP

    • Olá Ronaldo! Enviei um e-mail para você, chegou a receber?

  13. Christian, seus textos são excelentes, claros, explicativos e coerentes com o que significa administração pessoal.
    Concordo quando diz que não podemos administrar o tempo, mas sim o que fazemos com ele.
    Comprei e li seu livro “Você dona de seu tempo” e já o emprestei para muitos amigos (não só mulheres) e todos que o leem gostam muito.
    Parabéns!!!

  14. Resido em Campinas-SP, e gostaria de saber, se você tem conhecimento de algum curso sobre a Administração do Tempo, que ocorra aqui, em Campinas, ou mesmo, na Região Sumaré, Hortolândia, Paulínia, Indaiatuba, etc…), ou mesmo, me indicar livros eficazes, para a solução de problemas decorrentes da má administração do tempo.

    Grata..

  15. Na verdade quem faz o tempo somos nós. Tempo requer planejamento e organização. Se organizando dá tempo de fazermos tudo o que planejamos

  16. Gostei muito dos textos, eu não administrar meu tempo penso muito e tenho pouca ação e acabo que perdendo tempo demais.

  17. Olá
    Gostei muito das dicas, pois tenho grandes dificuldades em gerir as tarefas . . . Será possível receber todo material de estudo ? pois vivo em Luanda a capital de Angola, que faço para ter o material ?

  18. MUITO BOM O TEXTO . GOSTARIA DE LER O LIVRO. TENHO PROCURADO ADMINISTRAR O MEU TEMPO, MAS NÃO É TAREFA FÁCIL. HÁ MUITA PRATICIDADE NAS SUAS ORIENTAÇÕES. SE NÃO FAZEMOS O TEMPO, NÃO ESTA EM NOSSO PODER ESTA PARTE, ENTÃO VAMOS USÁ-LO CONSIDERANDO CADA DIA BEM ADMINISTRADO.
    LÚCIA

  19. Administração do tempo é sem dúvida um dos grandes gargalos da gestão, seja profissional ou pessoal, é sempre difícil para as pessoas que por muitas vezes acham até impossível de conseguir. Posso citar dois aspectos importantes: primeiro precisa querer e ter força de vontade para mudar e se organizar, o segundo é exercitar a disciplina a partir daí todo o desenvolvimento será mais fácil e mais rápido. Com uma boa orientação sem dúvida que o resultado será gratificante.

  20. Muito interessante o texo.
    Eu, como a grande maioria das pessoas, não sei administrar o meu tempo e tenho o péssimo hábito de fazer várias coisas ao mesmo tempo.
    Espero que com este curso, finalmente aprenda mais sobre o assunto e consiga viver com menos estresse.

  21. Ola, gostaria de saber se existe algum modelo de aplicação real da metodologia do livro a Triade do Tempo. Terminei de ler o livro mas estou com dificuldade de visualizar o processo na prática.

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 341 outros seguidores