Experiência: Acordar cedo pode aumentar seu nível de sucesso?

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Um novo estudo realizado pela jornalista Laura Vanderkam, reporta que as pessoas que são matinais têm um nível de sucesso maior do que as outras. Infelizmente o livro que descreve a pesquisa ainda não foi lançado até a presente data. Para a pesquisa ela entrevistou diversas pessoas, como por exemplo, o antigo CEO da PEPSI Steve Reinemund que ia para a esteira às 5 da manhã antes de começar seu expediente.

O interessante é que quando fiz as entrevistas para o livro livro Equilíbrio e Resultados, diversas pessoas que se encontravam no que convencionei chamar de célula 4 da Matriz (ou seja, pessoas que tem resultados e equilíbrio simultaneamente na vida), comentavam que acordavam cedo. O Jeff Taylor e o Joao Doria Jr, dois cases que utilizei como exemplos dessa célula, faziam exatamente isso. Na hora não atentei a essa coincidência.

Claro que tem uma questão de biorritmo altamente individual, onde cada pessoa sabe o seu melhor período para ser produtiva. Porém, se você realmente se propõe a acordar mais cedo para tocar suas atividades mais importantes, você tem uma série de vantagens.

Primeiro porque o período da manhã em geral contém poucas chances de você ser interrompido, de ter aquele agito do escritório ou ansiedade da equipe. É você com você.

Segundo porque se você teve uma boa noite de sono, está recuperado e isso ajuda você e seu cérebro a pensarem melhor, tomar boas decisões e ter boas ideias. O recomendado é que você utilize esse tempo da manhã para as coisas realmente importantes, que exijam um nível de esforço mental maior e não para atividades triviais que você pode fazer em qualquer horário.
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Eu gosto de acordar e usar uns 30 minutos para leitura. Porém, não tenho acordado cedo para outras atividades. Como eu gosto de experimentar as coisas antes de sair falando por ai, eu vou a partir de amanhã (13/06/12) colocar meu despertador para gritar 1h antes. Nessa “hora extra” vou priorizar atividades de planejamento, dos novos cursos que estamos elaborando, atividades de estratégia da empresa, talvez jogar tênis ou correr na esteira.

Obviamente que nos dias que estiver em curso, palestra ou reunião essa experiência não irá valer. Na quinta e sexta dessa semana estarei em curso e em voo respectivamente, então não vale. A experiência será apenas para os dias que estou no escritório.

Assim que tiver os resultado, conto para vocês. Algum leitor aqui do blog gostaria de fazer a experiência e compartilhar os resultados (não vale quem já acorda cedo, tem de ser alguém que não tem esse perfil)?

20 Respostas

  1. Olá, eu tenho este perfil inverso e explicarei. Eu acordo tarde por volta das 10 ou 11h mas eu durmo tarde por volta das 2h pois o importante pra mim é dormir 8 horas e quando vou dormir eu somo ao relógio as 8 horas e coloco pra despertar, pra mim é suficiente este tempo. Sempre tive ótimos resultados na vida fazendo isso pois eu estudo melhor a noite a partir das 22h o silêncio é muito importante, eu leio também de madrugada, meu desempenho é excelente neste horário. Então isso é uma questão de hábito eu não mudaria nada no gerencialmento do meu tempo, acredito que faço isso muito bem. E também ia para academia as 21h. Claro que se a pesssoa acordar as 6h da manhã deveria dormir as 22h então isso para mim é inviável pela minha produtividade, então acho que vai de cada um o importante é dormir bem, ou seja, 8 horas geralmente.

  2. Olá Christiam, vou aproveitar a inspiração e começar também. Estou em um momento de baixo equilíbrio e baixo resultado e sei que só dependerá de mim para reverter isto. Iniciarei amanhã (13/06).

  3. Incrível, mais uma vez hoje tentei acordar mais cedo, mas não obtive sucesso, alonguei meu tempo na cama antes de levantar… tentarei fazer essa experiência de forma efetiva…

  4. Oi Christian, parabéns pelo post, bem intrigante! Você acha que acordar mais cedo implica em dormir mais cedo, como o Daniel sugeriu, ou não necessariamente? Obrigado e boa sorte com o desafio!

  5. Olá Christian, adoraria participar. Tenho um problema serissimo em ‘acordar cedo’. Quando consigo, meu dia realmente é muito produtivo. Já fiz de tudo, mas não consigo me disciplinar a isto.

    Quero fazer esta experiência e ver se consigo resolver isto…

    Abs,

  6. Topo o desafio. Tenho interesse demais em acordar cedo para correr, mas sem sucesso nos últimos meses. Amanhã acordarei as 6AM!!!

  7. Olá Christian. Eu já tive facilidade para acordar cedo, mas com o passar do tempo fui perdendo esse hábito. Vou aceitar o desafio e aproveitar o tempo extra para praticar exercício físico. Obrigada. Abraço, Carol.

  8. Também vou levantar mais cedo, comprar o pão e tomar café com minha esposa, assim dedico um pouco mais de tempo para ela.

  9. Irei começar amanhã tb!

  10. Vou tentar 20min mais cedo. Quero escutar uma música e pensar quais são de fato as atividades mais importantes do meu dia. Sempre quis fazer isso.

  11. No meu caso eu trabalho das 22:00hs as 06:00hs. É uma boa dica mas não sei como aplicaria na minha rotina.

  12. Eu não consegui acordar mais cedo… por sinal, se pudesse estaria dormindo até agora.

  13. Oi, Christian! Sou o tipo de pessoa acorda cedo por obrigação pois meu relógio biológico funciona melhor a tarde e a noite. Vou dormir sempre por volta da 00:30 e o despertador toca às 6:00, mas só levanto às 6:20. Uso o soneca do despertador. Vou topar o desafio e vou me reprogramar para dormir mais cedo e acordar as 5:40. Não é exatamente uma hora mais cedo mas acho que vale pela mudança de hábito. Vou estar de férias entre os dias 28/06 e 10/07 e nesse período não vai valer. Depois conto se deu certo ou não.

  14. Grande Christian, sempre trazendo curiosidades para nós!

    Agora falando um pouco de mim, sou extremamente preguiçoso para acordar de manhã, mas em compensação minha rotina de trabalho vai até as 2:00 – 3:00 da manhã. Vou começar a me reprogramar para acordar mais cedo e dormir mais cedo, mais tarde conto a experiência para vocês também.

    Agora uma pergunta para todos, o que vocês acham de dormir 6 horas por dia? Será que é válido? Já li muitos artigos dizendo que é um tempo suficiente… E agora?

  15. Ola Christian. Ultimamente tenho acordado um pouco até mais tarde do que era acostumado e aceito o desafio. Parabéns pelas informações.

  16. Olá, Christian acabo de tomar conhecimento do desafio e também farei o teste, eu já passei por alguns momentos quando que meu horário de dormir geralmente era as 03:00 hs, pois meu curso era a noite e eu não trabalhava, isso quando eu não achava uma boa revista, livro e as vezes uma festa e acabava virando a noite e só acordava por volta das 14:00 hs em diante, mas os tempos mudaram e comecei a mudar também meus horários, alguns meses atrás eu ia dormir por volta de 00:00 ás 01:00 hs e acordava em torno das 10:00 hs, já no último mês em função de uma necessidade especial venho dormindo por volta das 23:00 ás 00:00 hs e acordando por volta das 06:45 e levantando as 7:00 lógico que é com ajuda do despertador e venho me sentindo bem, mas como é normal alguns dias me sinto um pouco cansado pela manhã, já em outros na parte da tarde o cansaço aparece e nesses dias tenho a impressão de que minha cabeça e meus olhos estão com uma pressão alterada ou seja, olhos mais pesados e cabeça também, mas o corpo em si muito disposto é como se o corpo estivesse pedindo pra acelerar mas o celebro fica em marcha lenta, mas como só faz um mês que mudei esse hábito vou continuar e incluir uma nova rotina que é o planejamento do meu dia e semana inicialmente, pois já percebo que minha produtividade era pra está em um outro nível, mas não são todos os dias que consigo fazer e executar o meu planejamento e vou mensurar o resultado de acordar mais cedo e planejamento diário por mais um mês e fazer uma nova avaliação!

  17. Antes de ler o post, me propus a fazer o mesmo: acordar uma hora mais cedo. Achei bom, a manhã foi bastante produtiva.Entretanto, hoje foi apenas o primeiro dia. Vale dizer que morri de sono depois do almoço e me permiti dormir 20 minutos. Acho que esse tempo de descanso pode ser muito útil na fase de adaptação da nova rotina. Parabéns pelo blog! Adoro os posts!

  18. Tenho trabalhado muito: de 12 a 14 horas por dia…. mas pretendo diminuir o ritmo para 8 horas por dia. Tenho também dormido muito tarde e acordado cedo (mas não o suficiente para encaixar a corrida, que apesar de eu dormir muito tarde.. acho que correr pela manhã cedo é mais produtivo). Não tenho conseguido com isso, fazer atividades físicas e já estamos na metade do ano !! Então pretendo recomeçar de novo as corridas matinais, antes do trabalho!!! vou acompanhar meu rendimento no neotriad.

  19. Obrigada pela dica, vou começar amanhã dia 27/06/2012 ás 05:00.
    Depois falo tbm de minha experiência.

  20. […] 2311) http://blog.maistempo.com.br/2012/06/12/experincia-acordar-cedo-pode-aumentar-seu-nvel-de-sucesso/ […]

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