IPAD 2 – A minha visão

Estive fora o mês passado em viagem profissional ao exterior e acabei me ausentando do blog, mas foi por um bom motivo. Primeiro, estou tocando a pesquisa do meu novo livro e descobrindo coisas fantásticas sobre “produtividade excepcional”. Segundo, foi bom para abrir a cabeça e ter novas idéias e parcerias para a Triad.

A cabeça abriu tanto (acho que até demais) que fui impelido a comprar o IPAD 2 da Maça do Pecado. Eu já ando recebendo um monte de gracinhas via e-mail dos amigos, o Miguel Cavalcanti e o Léo até já falaram isso no Man in The Arena.

Enfim, eu confesso que comprei o IPAD 2 e que estou gostando muito dessa maquininha diabólica que dominou minha mente e me fez perder algum tempo para dissecá-la. Passada a fase entusiástica, vamos à análise crítica de como um IPAD 2 está me ajudando no meu dia-a-dia.

Eu acho que a melhor definição do meu IPAD é que ele cumpre a promessa que meu netbook não cumpriu. Quando lançaram os primeiros nets, eu rapidamente comprei com a esperança de maior produtividade móvel. Sou um usuário que está em constante deslocamento e fico apenas uns 15% do meu mês na minha mesa aqui na Triad. Caso contrário, ter um Netbook, Smartphone ou qualquer outro gadget não teria vantagens, que o meu próprio computador não fizesse. Quem tem esse perfil móvel, não tem mais como viver sem algum gadget desse tipo.

Eu queria com o meu netbook agilidade para responder meus e-mails (que é muito chato fazer isso do smartphone), um escritor de texto/mapa mental para minhas idéias, algo que pudesse planejar meu tempo com o Neotriad e principalmente realizar palestras com ele, evitando assim o peso de levar toda vez no aeroporto meu notebook e mochila. Enfim, no começo foi legal, mas acabei por não me adaptar. Levar um netbook ou um computador dava no mesmo, o trabalho de ficar online, ligar, bateria, etc era praticamente igual.

O IPAD (com 3G da OI – aliás excelente os serviço deles – thanks a Valéria Nakamura) agilizou meu uso de e-mail, permite escrever pedaços do meu livro (aplicativo Pages), me conectar ao PABX corporativo da Triad (Media5), atualizar meus blogs (WordPress), acessar meu twitter (Twitterrific), checar diversas informações sobre viagem (Weather, Kayaki, FlighStatus, TripAdvisor, UrbanSpoon, TAM) e principalmente fazer palestras (Keynote com meu adaptador VGA).

iphone_meudiaEle está sincronizando com meu Exchange/Outlook/Neotriad via o ActiveSync (o que realmente me ajudou) e obviamente que já botei fogo aqui na turma e na Simova para a versão IPhone/Ipad do Neotriad (tudo indica que vamos lançar em algumas semanas a parte de tarefas e depois soltando os recursos aos poucos).

Enfim, ele está me ajudando a ganhar tempo quando ficado parado e a agiliza uma série de coisas que precisaria chegar ao hotel para fazer. Se não fosse isso, o IPAD, o Galaxy, o Xoom e todos os outros tablets que virão, seriam apenas um videogame para gente grande e não é esse o propósito certo?

Se você está pensando em comprar algo do tipo, vale à pena aguardar mais  alguns meses, nos próximos meses veremos uma enxurrada de dispositivos similares e muito bons sendo lançados. Eu gostei muito do Xoom da Motorola, só não comprei porque está totalmente amarrado a operadora e não achei um meio de desbloqueá-lo. Espero que a Microsoft volte aos bons tempos de empresa empreendedora e deixe de ser o “elefante inovador” que está mais lento que lesma para lançar algo descente no mercado. #voltaBill #byeBallmer

PS1: Essa pseudo-declaração de flerte ao IPAD não significa que deixei de amar a Microsoft, que passei a gostar do CEO da Apple, que agora vou usar um MacBook (credo hein!) etc… quero dizer que apenas que estou usando a sua tecnologia para tornar meu dia mais produtivo e ponto! #prontofalei

PS2: Nunca diga Nunca!

PS3.: Alguma dica de APP matador para o Ipad???

24 Respostas

  1. Achei interessante a sua visão do IPAD2 fiz aquisição de um Tablet/PC made in China com WINDOWS 7 não dá pra ficar sem o Project e o Pacote Office para windows é claro, em breve irei comprar um IPAD2, mas só pra te ajudar o XOOM é da Motorola!

    • Então, eu tentei achar um Tablet legal com Windows 7, mas só vi uns bem estranhos e não achei confiável…

  2. Muito legal o artigo, Obs: Xoom é da Motorola.

    • Eu ia escrever sobre o TouchPad da HP e escrevi Xoom, ambos excelentes!!!! Mas gostei mais do Xoom mesmo..

  3. Wow! Parabéns, Christian. Esse é o segredo. Se existem novas tecnologias, então é para nos ajudar. Posso sugerir o app Week Cal para substituir o calendar do iPad.
    Ah, o Xoom é da Motorola. E nem chega aos pés do iPad ;)

  4. Christian Barbosa, the MICROSOFT MAN, com um equipamento da Apple?

    Há algum tempo, uma pessoa sábia disse que “o mundo estaria chegando ao seu fim quando”:
    (a) O Silvio Santos dissesse que está ficando pobre e
    (b) Um homem saísse na capa da Playboy.

    O post do Christian deve ser a gota d´água.

    Uma Tsunami de 200 metros deve estar à caminho de Santos.

    *rs

  5. Christian,

    por enquanto não comprei iPad, mas migrei da Apple (iphone) para o Android (moto defy) e asseguro que o Android é um concorrente muuito bom. Vale a pena aguardar as novidades do sistema do google. Assim vc não precisará se render ao reino de Steve “Evil” Jobs.

  6. Esse é o meu amigo Christian, abduzido pelo iPad. Quem sabe me rendo a ele também?

  7. Não sei se você já usa, mas o “Things” é um ótimo app, segue bastante a linha GTD, outros dois aplicativos matadores são Evernote, Dropbox e Instantpapper.

  8. Otima resenha. Te conta que em muitas horas um pad tá fazendo falta. É o que eu ja vejo como o “jornal do café da manha”. Tá faltando pouco pra eu comprar um.

    Agora, Gerson Junior, do primeiro comentario, pode dizer qual tablet voce comprou [ porque eu acabou que sempre comprando a versão chinesa huauhaauh ].

    abraço

  9. Que alívio! Já estava me sentindo culpado por pensar em trair a Blackberry pra comprar um ipad 2 ao invés do Playbook mas vejo que o vírus da traição pegou geral !!! =)

    Segue uma lista de apps pra ipad:

    – Instapaper
    – FlipBoard
    – Mindmeister – mapas mentais
    – Toodledo (pra inspirar a versão do Neotriad)
    – Kindle for ipad
    – Angry Birds

    No mais esse artigo com TOP 50 apps acho que te ajuda >> http://bit.ly/hRs74L

    Abraço!

    • A versão Neotriad para Iphone vai sair rapidinho, primeiro com tarefas, depois com todos os recursos…

  10. Christian:

    Parabéns pela aquisição e pelo post. Também procuro obter produtividade ao utilizar o iPad. No meu blog, tenho alguns posts sobre o que faço com o iPad, embora eu ainda esteja com uma utilização embrionária do mesmo.

    Como dicas de aplicativos citaria o Evernote e o Instapaper para o tema produtividade.

    Quanto aos outros equipamentos, o que diferencia em favor do iPad é a quantidade de ótimos softwares disponíveis em sua plataforma.

    Atenciosamente

  11. Uso um macbook white unibody (que tem problemas de engenharia na borracha inferior) e desde então acho alguns produtos como o iphone o o ipad muito bons.

    Quase comprei um ipad, ainda não.

    Mas o mais importante, tenho notado ultimamente como nem tudo no mundo é Apple. Muitas pessoas (celebridades inclusive) usam outras plataformas (Android, Blackberry) e estão adorando.

    Se o mundo todo fosse só iphone e ipad, nós estariamos enrascados.

    Grande abraço!

    Giorgio Duarte
    @gioduarte

  12. Acredito que não devemos ser escravos de marcas. Se a Apple faz um tablet melhor, compremos o da Apple. Se a Microsoft faz um console melhor, compremos o Xbox.

    E viva a concorrência!

  13. OBrigado pela resenha isenta e objetiva.
    Seu post confirmou o que eu pensava, iPAD pode esperar um pouco mais.

    Abs
    Thiago de Assis Silva
    DOM Strategy Partners

  14. Christian, a opinião/dúvida de um jovem que nunca usou um ipad, mas possui um smarphone(milestone) que usa pra tudo ultimamente(inclusive para comentar isso):

    Se é pra ser portátil mesmo não seria melhor um iphone4 (breve 5)? Muitas pessoas tem preconceito por achar que mesmo um celular top não supre suas necessidades cotidianas e preferem carregar pra cima e pra baixo algo que eu considero semi-portátil.

    Sinceramente pra mim ipad é grande demais pra ser 100% portátil e ‘pequeno'(em potência) de mais pra deixar os touchphones que vem por ai pra trás, até mesmo o meu velhinho de apenas 1 ano por ter QWERTY que eu ainda não aprendi a dispensar.

    • Concordo que o IPAD é semi-portátil, mas estou dando preferência para ele quando o assunto é responder e-mails mais longos. Os mais simples estão indo pelo celular mesmo..

      Agora para escrever uma parte do meu livro, para redes sociais, ele é mais prático. Principalmente pra mim que vivo dentro de um avião… de resto o celular dá conta sim!

  15. Christian eu tenho um iPhone, um app que já é matador no iPhone e deve ser mais ainda no iPad é o Pulse. Inclusive acabei de ler este Post nele!!

    Abs

  16. Excelente post. Pra mim os produtos da Apple são excelentes, mas nao perfeitos. São fáceis de usar e estáveis como sempre quis que o Windows fosse.
    Quanto aos aplicativos, recomendo o Twitter, Banco do Brasil e Bradesco, Flipboard (twitter e Facebook), find my iPhone (e iPad), Faxguru (programa de fax), IM+ (msn), PayPal, Mobile Mouse Pro (controlar o PC/Mac a distancia), MultiWeb (browser q permite visualizar 2 páginas ao mesmo tempo, bom para comparar informacoes), TED (aplicativo do site TED), filterstorm (completo editor de imagens), Do It Tomorrow (simples e funcional lista de ToDo/compras), Mobile Maps (GPS), AppStart (mostra uma interessante lista de aplicativos para diferentes fins. E as rádios, que são sempre boas companhias.

    PS: a foto do iPad para ilustrar o post é do iPad de 1 geração. ;-) Sucesso!

    • O meu IPAD2 é preto… e não branco, igualzinho a versão 1, por isso deixei a foto preta mesmo!!

      • É verdade, são realmente parecidos, mas o iPad 2 é mais fino e a traseira é diferente, mais arredondada e com a câmera.
        Enfim, detalhes. Abs.

  17. Tenho um IPad e Iphone e sou usuário do Neotriad e não vejo a hora do lançamento da versão do Neotriad. Acesso pela internet, mas além de ser muito ruim, tem um bug que não deixa o teclado do Ipad abrir para digitar notas. Aguardo a versão. Excelente artigo.

  18. Grande Christian,

    Não resisti a tentaçāo e comprei um IPad 2 e estou devorando essa ferramenta fantástica para aumentar a produtividade. Gostei do seu post e está sempre antenado. show!

    To criando um sistema na empresa para envio de propostas e gerenciamento do Funil de vend as pelo IPad.

    Forte abraço!

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 358 outros seguidores