João Doria Jr: modelo de produtividade e empreendedor

joao Uma boa estratégia de carreira e para a vida é selecionar um mentor, ou um modelo de atitude no qual você possa se basear para melhorar seus pontos fracos. Alguém que você admire, que sirva de inspiração e quem sabe até uma pessoa para pedir uma opinião em um momento de decisão.

Uma das pessoas que tenho como mentor e modelo de atitude é o João Doria Jr., que conheci aos 17 anos quando ele era meu cliente na Blue Eagle. Nesse tempo, nas oportunidades em que estive com ele, sempre houve aprendizado. João é um “self-made-man”, um empreendedor de visão, de credibilidade imaculável e que começando do nada fez fortuna, graças à sua atitude.

Na Triad eu aplico o padrão de qualidade Doria em tudo, eu falo isso para a equipe. Nos detalhes, na forma de entrega antes e depois do treinamento, no atendimento de nosso suporte. Esse modelo de atitude “Doria” me ajuda muito a aprimorar minhas empresas e na minha produtividade.

Aproveitando que no último final de semana fiz uma palestra no evento de confraternização do Grupo e ouvi o João falando sobre 6 princípios que resumem o “estilo Doria”, gostaria de compartilhar um pouco sobre essa atitude, para quem sabe, você possa replicar em seu dia-a-dia também.

1 – Ter atitude – O João é uma das pessoas com maior nível de iniciativa, energia e pró-atividade que conheço. Ele impõe um ritmo pessoal a ele próprio e ao time que funciona. Ele não chora pelo que deu errado, procura assumir o erro e perguntar o que será feito para resolvê-lo. Ele comentou sobre um erro que aconteceu em uma publicação do Grupo, séria, mas que em 24h foi resolvida com a equipe e com apoio também do fornecedor.

“Prefiro pessoas com atitude a pessoas com medo de erro. Errar por omissão não é aceitável, não tenha medo de errar, mas transforme o erro em aprendizado e ache rapidamente uma solução.”

2 – Qualidade Absoluta – Essa é a marca mais pessoal do João Doria Jr! Ele é detalhista, gosta de saber se tudo está adequado. Para você ter uma idéia, nos eventos que o João organiza, no checklist do hotel a espessura da toalha de banho e do papel higiênico é levantada, de forma a proporcionar o melhor aos melhores.

No coffee break do evento eu presenciei o João recolhendo as xícaras e organizando os pires. Ele contou que quando sai da empresa, vai ao banheiro para ver se está limpo e em ordem para no dia seguinte receber bem os clientes.

Ele disse uma frase que adotei: “Quem falha no pequeno, falha também no grande.” Isso é atitude mental, é uma programação para a excelência.

3 – Não repetir os erros – Errar tudo bem, mas errar novamente a mesma coisa, é preciso acender uma luz amarela.

4 – Trabalhar em equipe – O João gosta de gente, ele sempre fala na terceira pessoa, na festa ele premiou funcionários que estão com ele há 10 anos. Mas tem gente no grupo com 20, 30 anos de trabalho conjunto.

Ele tem paixão, carinho, não é um cara individualista. Compartilha os sucessos e os resultados. No dia-a-dia, é um líder firme, mas sem magoar, nunca fala palavrões, é um lord inglês.

A prova que o João gosta de gente e tem esse lado humano largamente desenvolvido é que atualmente, além da ganhadora do Aprendiz, ele contratou mais 5 meninas que faziam parte da competição. A Samara está no grupo e super feliz.

A equipe gosta muito de trabalhar com o João. Uma dessas pessoas que tenho um apreço especial é a Célia Pompéia, que é a vice-presidente do Grupo e uma das mulheres que mais deram insights na vida. O modelo dela de gestão financeira e aprovações, virou o modelo Triad financeiro.

O João é no aprendiz o que ele é na vida. Trata a faxineira da mesma forma que trata o CEO. Ele não mudou esse jeito durante os 13 anos que o conheço. Sempre me tratou da mesma forma.

5. Comprometimento – Aqui, ele novamente reforça a qualidade em absolutamente tudo. A atitude de total engajamento em obter o resultado final. Ele não deixa nada para o dia seguinte, procrastinar não é com ele. Se for preciso fica até às 4h da manhã no escritório, mas termina o que se comprometeu em fazer (ok, não gosto muito disso, mas funciona bem pra ele).

Ele planeja sempre tudo o que vai fazer. O João tem um dos modelos mentais mais produtivos que existem: escreve tudo que deve ser feito, sem exceção. Presenciei em diversos momentos, o João tirando um papel do bolso e anotando a tarefa que deveria ser feita. Ele tem um estilo tradicional e prefere delegar via papel as suas secretárias. Esse modelo mental vem desde a infância, quando ele precisava escrever para se comunicar com o pai.

6. Atingir metas – Pessoas que tem resultado, definem, planejam, compartilham e alcançam metas. O João compartilha da minha visão sobre a importância de sonhar.

“Missão dada tem de ser alcançada, de forma obstinada, com equilíbrio e bom senso. Não há dinheiro no mundo que pague o prazer de alcançar”.

Meta alcançada é compartilhada com o time, eles comemoram tudo. Toda vez que vende alguém toca o sino na empresa.

Além desses seis pontos, anotei algumas frases e atitudes do João interessantes:

“Mente comanda, corpo obedece” – Ele pratica esporte duas vezes por semana, não fuma, não bebe. “É o comprometimento com a minha saúde”

“Ore diariamente, tenha momentos de reflexão pessoal. Agradeça sua família, suas conquistas, seus amigos, sua equipe”

“Gratidão através da fé”

“Valorizem sua família, eu me emociono quando meus filhos…” nesse momento o João chorou por uns cinco minutos. A equipe levantou e aplaudiu ele de pé.

“Quando perder a humildade, perde o respeito e os princípios”

“Não seja respeitado pelo poder ou pelo medo, mas pelo exemplo.”

“Eu dei uma pasta Louis Vuiiton a todas as meninas do comercial. Eu uso a mesma cadeira que toda minha equipe. Os mínimos detalhes precisam ter qualidade”

É por estes e outros motivos que adotei o João Doria Jr como um mentor, como um modelo de produtividade e modelo de empreendedor. E você, qual o seu mentor? Por que o admira e como ele te ajuda?

Faça seu comentário e concorra ao livro do João Doria Jr, autografado! O melhor comentário, na minha opinião, vai ganhar o livro.

33 Respostas

  1. Caramba! Não conhecia este lado do João. Parabéns Christian!!! Meu mentor, se é que posso chamar assim, certamente é o Gustavo Cerbasi. Eu o admiro por tudo o que ele conquistou e as maneiras com que escreve seus livros, ajudando a todos a ter uma educação financeira utilizando o conceito de que sempre há para todos! Ele me ajuda escrevendo seus livros e respondendo às minhas perguntas em seu site. Grande Abraço!!! Quero este livro … rs

  2. De volta ao escritório após 10 dias de férias, começo a organizar meus e-mails, arquivando alguns, lendo outros, bem como excluindo vários.
    Tomando ciência dos assuntos críticos que foram deixados pelas pessoas que “cobriram minha ausência”, fica nítido que alguns dos seis pontos delineados acima não foram seguidos, e se foram, quem o fez deixou muito a desejar.
    Resumindo o que penso, eu diria que não basta você crer em todos os seis, não basta você segui-los, mas você precisa fazer com que sua equipe compartilhe desses sentimentos.
    Honestamente, já estou traçando metas para 2011 e a imagem que melhor ilustra meus pensamentos seria o de um capitão de navio, virando o leme com muita velocidade, tudo no intuito de mudar o curso de sua embarcação.
    Novos mares nos esperam!

    Abraços e ótimo artigo Christian!

  3. muito legal o post, me fez ter uma visão diferente sobre este grande empresario. *tem um smile do lado direito, na parte cinza, do seu template. :) *

    • Meu mentor é meu sócio (22 anos mais experiente), ele é um exemplo de organização e profissionalismo. Claro que há defeitos, procuro me concentrar nas qualidades dele fazendo espelho em mim e me concentrar nos meus defeitos, assim no futuro acredito que poderei chegar onde ele chegou. Seu nome é Marco Antonio D. Fernandes.

      OBS: eu também vi o smile do lado direito na parte cinza do template.

  4. Caríssimo Christian,

    Sua reflexão sobre João Dórea Júnior revela não apenas o perfil ético e humano deste grande apresentador e empresário, mas revela também o seu, a sua gratidão, sua visão de mundo, sua humildade em querer aprender. Realmente, Dr. João Dórea Jr é tudo isso – e por certo, muito mais, que você falou. Mas revela-me que quando leio seus textos (li seu livro Mais Tempo…, com o Cerbasi) estou diante de um ser humano repleto do Espírito Santo de Deus. E isso, Christian, se chama bênção.

    Paz, sucesso e sempre Deus em sua vida e de sua família.

    Com crescente admiração,

    Paulo César dos Santos
    Presidente do Instituto Nobre de Qualidade, Imagem e Conceito.
    Recife – Pernambuco
    http://www.institutonobre.com.br
    No Twitter: http://twitter.com/Instituto_Nobre

  5. Excelente post Christian, deixando de lado aspectos religiosos, o meu mentor como modelo de atitude é Jesus Cristo. Nunca ouvi nenhuma pessoa tão humana e motivadora quanto ele. Conviveu com 12 pessoas sem talento e os transformou excelentes comunicadores e propagadores de suas idéias, isso é tão verdade que quase 2000 anos após sua morte, seu exemplo e ensinos estão mais vivos que nunca. Ele mesmo em certa ocasião afirmou que: “nenhum discípulo é superior ao seu mestre, porém um discípulo bem ensinado pode vir a ser como seu mestre”. Ou seja, discipulos poderão atraves do exemplo de vida de seus mentores ser influenciados e capacitados a ser como seus mentores. Tenho tentado me espelhar na pessoa de Jesus principalmente em conflitos de relacionamentos, quando as pessoas ao redor não suprem nossas expectativas ou quando ocorre alguma decepção, o exemplo de Jesus em cultivar relacionamentos, perdoar e extrair todo o potencial de seus subordinados é incrível, creio que seria de grande valia se levado ao universo corporativo.
    Grande abraço

  6. Não basta ser mentor. É preciso ter um conjunto de qualidades e profissionalismo exemplar.
    Meu mentos hoje é minha chefe. Uma pessoa que nos ajuda diariamente a crescer e nos desenvolver para dar passo-a-passo. A minha produtividade e desenvolvimento se deve a ela, pela amizade, confiança no meu trabalho as vezes sem o amparo e opinião dela. Acho que meu crescimento deve a ela pois a competência de cada um é desenvolvido exclusivamente por quem eu me fiz no decorrer do tempo que trabalho com ela.

  7. Incrível como o João consegue se manter firme em seus princípios. Atualmente isso é bem complicado. Mas me motiva muito saber que assim como o João existem outras pessoas que conseguem. Se outros conseguem eu também posso. Força de vontade e disciplina devem ser mantras repetidos e exercidos diariamente.

    Abraços e parabéns pelo texto.

    Gilmar

  8. Oi Christian! Eu ja tinha lido algumas coisas sobre o João Dória, na Você S.A, se não me engano, e o achei muito profissional, muito interessante.

    Se eu for eleger alguém para chamar de mentor, poderia ser CHRISTIAN BARBOSA, pelas lições de sabedoria em gestão de tempo, pelo sistema Triad que tento seguir no meu dia a dia e também, ROBERT WONG, pois seu livro e palestra mudaram minha vida, me fizeram ficar emocionada.

    É isso.

  9. Gostei muito desse conhecimento do João que eu não tinha.
    Assisto os programas dele, mas sempre com certa desconfiança de uma pessoa polida demais.
    Falar com todos igualmente e tratar com o respeito seria o ideal num mundo perfeito.
    Como você é testemunha disso por anos a fio, dá credibilidade.
    Sempre achei que ele fizesse essas coisas que você falou, puramente como empresário. Você contar que ele também é assim como ser humano, já coloca uma interrogação na minha opinião.

  10. Christian,

    Boa tarde!!!

    Desde que descobri o seu trabalho, tenho acompanhado de perto as suas publicações pelo Blog, Twitter e pelo site do TRIAD e compartilhado com amigos, colegas de trabalho e contatos que obtive nos meus 14 anos de mercado. Atualmente estou em Londrina/PR, com histórico em SP, RS e SC. Sendo que 14 dos meus amigos passaram a te seguir e praticar os seus modelos de gestão do tempo e semelhantes.

    Com relação ao conteúdo de hoje, penso que o João tem um modelo de Gestão Espiritualista, ao meu modo de entender.
    Aquele que acolhe, estimula, eleva e prospera o conhecimento do próximo, alavancando suas vendas e refletindo diretamente na produtividade de cada membro da equipe.

    E MAIS UMA VEZ, OBRIGADO PELO CONTEÚDO COMPARTILHADO.

    ESTE SERÁ MAIS UM TEXTO QUE VOU ENCAMINHAR A MINHA EQUIPE. O QUE JÁ VIROU COMPROMISSO DE LEITURA COM VISTO DE TODOS NA FOLHA IMPRESSA.

    Um grande abraço,
    Leandro Vasques

  11. Muito bom ver um exemplo prático de como é possível ser produtivo e determinado. Cada vez mais, vejo que a organização e clareza são fundamentais para a produtividade. A reflexão auxilia neste processo e fica muito perceptível que faz parte da rotina de Doria.
    Ficam boas dicas pra começar um novo ano. E que esta preparação se inicie já.

  12. Saudações Christian,

    Sem dúvidas João Dora Jr possui qualidades fundamentais e essencias para nós empreendedores. A programação mental desse empreendedor é realmente de tirar o chapéu quando diz respeito a ser um líder que desenvolve pessoas ao mesmo tempo em que cumpre as tarefas e compromissos necessários para alcançar os resultados definidos no planejamento. Ter um mentor como João Dora Jr é sinal que o seu seguidor aplica no dia-a-dia alguns de seus princípios e aprimora aqueles que são necessários para viver uma vida equilibrada e com sabedoria!
    Atualmente escolhi como mentores Christian Barbosa e Gustavo Cerbasi. Ter uma boa administração pessoal do tempo e do dinheiro faz toda a diferença. Li todos os seus livros e do Cerbasi. Utilizo no meu dia-a-dia esses maravilhosos softwares chamados Neotriad e Organiza. Consegui com que minha família também começasse a utilizar para compartilhar nossas metas, projetos, e atividades familiares em busca de uma vida mais equilibrada. Criamos também em nossa empresa uma equipe no Neotriad que atualmente tem conseguido atingir resultados fora do comum.
    Obrigado por compartilhar conosco esse belo artigo.
    Tenho orgulho de ter escolhido você e o Gustavo Cervasi como mentores e breve serei parceiro Neotriad através de meu site http://www.gestaodotempoedinheiro.com.br

    Abraços,
    Marcelo Nascimento
    Administrador Academia MR Fitness

  13. Ótimo exemplo de comprometimento!! com a equipe, clientes, fornecedores ou desconhecidos, admiro João Dória Jr pelo comprometimento com as coisas que ele faz, cada detalhe é tratado com grande cuidado.

    Como mentor sigo o perfil de três profissionais que admiro:
    – Cesar Souza pelo estilo de liderança e visão sistêmica de todo o processo me ajuda a me tornar um líder melhor.
    – Christian Barbosa pela grande gestão de produtividade que permite usar o tempo com sabedoria, me ajuda a me tornar um profissional, pai, marido melhor e me permite oferecer esse conhecimento a outras pessoas.
    – João Dória Jr. pela garra como empreendedor e pelo comprometimento, me ajuda a ser um profissional atento aos detalhes e não deixa eu fugir do compromisso com a minha missão.

    Ótimo post, abraço
    Eder Silveira

  14. Bom, primeiro, ótimo post! Encontrar modelos são a melhor forma de se planejar e agir.

    Segundo, quanto ao mentor. O mentor mais próximo de mim é meu pai, uma pessoa que se fez do zero. Ele passou de Engenheiro técnico, para vendedor, para depois Gerente de Marketing, para Diretor. Teve de sair da empresa, voltou a ser Gerente, deu a volta por cima e hoje ocupa outro cargo de Diretoria em uma grande empresa de Teleco, tendo conseguido um dos melhores desempenhos de negócio na companhia dos últimos anos.

    Tenho uma foto dele impressa e postada em um quadro, no meu quarto, juntamente a outras 2 fotos: Irineu Evangelista de Souza (Visconde de Mauá) no inferior esquerdo, e Warren Buffett no inferior direito.

    São grandes exemplos de como inteligência, ousadia, esforço e ética são uma ótima combinação para o sucesso.
    Faço questão de olhá-las todos os dias. Quem sabe um dia eu não me torne um dos grandes que eu tanto admiro?

    Bom, é isso. Espero que você tenha gostado, Christian.

    Um grande abraço,

    Raphael

  15. Christian,
    Minha mãe, sempre me disse que deveríamos copiar só os bons exemplos. Acabei trazendo um pouco disso para o meu papel profissional, olhando atitudes e procedimentos que julgo mais eficiente para o resultado final. Tive um grande mentor no início da minha aventura de empresário, e seus ensinamentos valem até hoje, e lembro de todos eles. Quando ele se mudou para longe o contato ficou reduzido, e tive que procurar outros mentores. Você deve lembrar de um e-mail que te mandei com o título: ” Quando o aluno esta pronto o mestre aparece”. Portanto você é o meu mentor para produtividade. Meu chefe é meu mentor em assuntos financeiros e negociação. E assim vai, em cada área que acho que posso melhorar, escolho um mentor que esteja onde eu quero estar. O resultado é que hoje estou melhor do que ontem, e assim minhas melhoras seguem a passos, curtos e firmes.
    Abraço,
    Gérson.

  16. Há muito tempo venho lutando contra minha falta de disciplina para o atingimento de minhas metas. Já havia percebido que um modelo ou mentor pode conduzir a alternativas de sucesso a partir da imitação das atitudes dessa pessoa. Dessa forma, a busca belo mentor deve ser criteriosa e sem pressa, pois será esta pessoa que moldará a sua forma de agir e, como bem frisou Christian, o exemplo e não as palavras deve ser o fator primordial de sua escolha. Espero que eu tenha essa iluminação na hora de eleger o meu. Um abraço

  17. Olá Christina,

    Dória é um empresário que realmente tem se destacado, tanto em razão de suas ações de comunicação (via tv ou revistas) quanto nos eventos.

    Abs
    Thiago de Assis

  18. Ter algum mentor é uma atitude fundamental para quem quer alcançar objetivos maiores.

  19. nao tenho mentores, procuro pegar coisas excelentes que varios homens como o Joao fazem e me espelhar, procuro ler muito e me atualizar e ao longo de meus 42 anos tenho seguido varias pessoas.
    Tento melhorar minha produtividade atraves de Voce, sigo o seu blog que e muito bom e procuro ter sua simplicidade.
    Adoro o Joao alem da inteligencia ele tem uma postura imaculada.
    um grande abraço

  20. Já tinha o João Doria Jr. como exemplo depois de ler essa matéria só reafirma a boa escolha que fiz. Procuro em todas as minhas ações pensar qual seria a escolha do Dória Jr. ” se fosse o Dória Jr. ele escolheria assim, ou iria por esse caminho, etc” acho importante ter um mentor como você disse Christian ele é como uma base/sustento pra mim. Ajuda muito.
    Abraços

    Rita de Cássia

  21. Ter algum mentor é uma atitude fundamental para quem quer alcançar objetivos maiores.

  22. Christian, excelente post! Meu mentor tem sido Jim Rohn. Tenho aprendido muito lendo seus escritos e sua filosofia de vida.

  23. Meu mentor é meu marido. Há quase 12 anos ele me ensinou a fórmula para ter um relacionamento bom com qualquer pessoa: SINCERIDADE + COMPREENSÃO. Ele diz que, para nos cercarmos de pessoas sinceras, temos que ser pessoas compreensivas.
    Ele é a pessoa mais resiliente que conheço. Sabe perfeitamente ver o lado bom de qualquer coisa e está sempre aprendendo com suas falhas e com as dos outros também.
    Raramente o vejo irritado. Se alguém fala mal de outrem para ele, ele tenta ver o lado bom da pessoa que “fez o mal” e tenta compreender por que ela agiu daquela forma.
    Como ele me ajuda? Vivendo comigo diariamente! :)
    Procuro observar muuuito todas as suas atitudes e tento agir da mesma forma.
    Após quase 12 anos juntos, posso dizer que já melhorei demais como pessoa, aplicando tudo que aprendi com ele!

  24. Pessoal,

    Conforme prometido escolhi um comentário para ganhar o livro do João!
    Antes de falar o nome do vencedor, gostaria de agradecer todos os comentários aqui! Muita coisa bacana foi falada. Agradeço as pessoas que citaram meu nome ou do Cerbasi como mentores.
    Eu vivo a missão de ajudar pessoas a terem mais vida. Cada post, livro, software é para isso. É um propósito maior que acredito e tento compartilhar com toda a equipe Triad. Espero fazer jus a essas citações, mas tenham claro que ainda sou um aprendiz nesse tema e há muito a descobrir!
    O comentário que eu escolhi foi o do Thiago Limiera. Que escolheu Jesus como seu mentor.
    Eu sou um cristão com muita fé e crença nas forças que regem nosso universo. Jesus sem dúvida é um grande mentor, independente de religião, foi um líder inspirador que servirá de exemplo para todo o sempre!
    O Thiago receberá o livro via correio!
    Escolha um mentor, peça ajuda, questione, questione e quando achar que tem todas as respostas questione novamente. Não são as respostas que criam o sábio, mas o questionador que cria a sabedoria.

    • Concordo com você Christian, Jesus é sem dúvida o Maior Líder que já existiu, quanto a Ele eu posso dizer que o respeito como pessoa, como amigo e como líder, por isso eu O Admiro, O amo e O sigo. Abraço.

  25. “Quando as pessoas o respeitam como pessoa, o Admiram. Quando o respeitam como amigo, O Amam. Quando o respeitam como líder, O SEGUEM.” É nesse conjunto que você Christian segue a João Dória Jr e quanto a mim mesmo sem conhecê-lo AINDA, não posso dizer que o Amo mas o admiro, pelos comentários e pelas atitudes. Quem sabe não posso conhecê-lo no Aprendiz deste ano. Abraço. Alex J. Maciel

  26. Cristian, trabalhaei na CYRELA e tive a oportunidade conhecer o João e a Célia. Tudo que foi dito é verdadeiro. Me recordo que quando estive no escritório dele, eles me deram 2 presentes, simples, de bom gosto. Essa é a marca dele. Me recordo que após uma reunião com ele, 3 hs depois recebia um email escrito por ele, agradecendo a reunião e dando start as providências. Ele também é meu guru.

  27. Sabe, Christina, o Jorge Doria Jr. é, assim como vc, um cara autoafirmativo! Se assim não fosse ele não teria feito tudo que fez. Ele é um cara diferente do senso comum. Deve tere tido muita resistência no seu grupo de amigos quando adolescente mas bancou a sua forma de ser e de ver o mundo.

    Feliz 2011 e sempre em frente!!!

    Ennio

  28. Saudações.

    É uma alegria compartilhar deste site. A propósito qual livro do João Dória será sorteado. Procurei pelas livrarias há algum tempo todas as obras que foram escritas por ele, mas estão todas esgotadas. Ele voltou a escrever, publicar, qual o título?

  29. Nossa nem sei o que dizer, foi profunfo o que li agora; Me fez despertar para que realmente estou aqui, meus objetivos, sonhos; diria até minha missão na terra. Fazer ALGO na vida das pessoas que estão á minha volta, fazer historia e mudanças só depende da gente mesmo.Parabens João você faz algo mudar na vida das pessoas!!!!!!!!!!!!Como fez na minha com esse despertar.Abraços

  30. Atitude tenho, aceitar e assumir erros, me identifico. Qualidade absoluta e não repetir erros são pontos que devo melhorar. Humildade deve ser um valor, liderar pelo exemplo é algo que admiro mas preciso aprender a executar todo o tempo.
    Parabéns e muito obrigado, respeitar, agradecer, assumir e conquistar, esta foi a lição de hoje.

  31. Trabalhei com João Dória, na Embratur, Ass de Imprensa e foi um aprendizado. Além de outros 6 livros, lanço LIDERANÇA: UM MODELO DE MAIS DE 2000 ANOS, coautoria de prof e Consultor Roberto Flávio de Carvalho e Silva, que preside Rotary em unidade do RJ. Também será lançado livro sobre 50 Anos para CECREMF- FURNAS e Empresas do Sistema Eletrobras, dia 17/3 próximo. Gostaria de contato com os senhores. Abraço, Lúcia Stela

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 363 outros seguidores