Um artigo publicado no site do UOL trouxe um estudo muito interessante sobre o consumo de café após o almoço. Eu estou aderindo a pesquisa! Recentemente ganhei do João Doria Jr, uma máquina Arno – Nestlé Dolce Gusto, a qual prepara além de café expresso, chocolate, café com leite e bebidas geladas. Com isso aumentei a ingestão de café e comecei a me sentir culpado por estar tomando mais café do que deveria. Ai li esse estudo e fiquei com a consciência mais tranquila.
Segue o artigo publicado na íntegra no site do UOL :
Por Nilbberth Silva / Agência USP
Risco de desenvolver diabetes tipo 2 é 34% menor em quem toma café no almoço
Um estudo francês com participação da USP encontrou indícios de que quem toma café na hora do almoço tem menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. Foram avaliadas quase 70 mil mulheres. As participantes que tomavam um copo pequeno ou mais café na refeição tiveram um risco 34% menor de desenvolver a doença. O efeito foi observado em café com ou sem açúcar, cafeinado ou não. Mas o risco não diminuiu para quem tomava café fora do horário de almoço.
A conclusão veio da análise de dados de 69.532 professoras francesas do ensino público. As mulheres tinham entre 41 e 72 anos e foram acompanhadas, em média, durante 11 anos por pesquisadores franceses interessados em estudar a relação entre dieta e doenças crônicas, como o câncer e diabetes tipo 2.
“O risco de desenvolver a doença foi 34% menor naquelas que tomaram café na hora do almoço”, explica Daniela Sartorelli, nutricionista e professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, que fez a análise dos dados durante o seu pós-doutorado no Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale, na França.
Apesar de haver pelo menos 17 estudos mostrando que o café reduz o risco de desenvolver diabetes, a pesquisa foi pioneira ao demonstrar que o horário em que o café é consumido pode interferir no efeito. Os dados estão em artigo publicado no American Journal of Clinical Nutrition.
No período que participaram do estudo, 1.415 participantes desenvolveram a doença. Entre as mulheres que tomavam pelo menos um copo (125 ml) de café na hora do almoço, 374 desenvolveram diabetes. Mas a doença atingiu 1.051 das mulheres que tomavam menos ou nenhum café durante a refeição.
As mulheres que tomavam café em outros horários não tiveram uma incidência menor de diabetes. O mesmo vale para mulheres que tomavam chá. Os pesquisadores não conseguiram avaliar o efeito do café expresso ou instantâneo, porque poucas participantes tomavam cafés dessa categoria.
Na França, o café é menos concentrado que no Brasil– para cada 100 ml de água, usa-se em média 5,5 gramas de pó de café. Por aqui, usa-se 8 a 10 gramas de café para a mesma quantidade de água.
Muito cedo
Daniela explica que ainda faltam estudos para que os profissionais de saúde possam dizer que beber café na hora do almoço previne diabete. “Ainda precisamos de um maior número de estudos para chegar a uma recomendação. Há estudos de intervenção em andamento em algumas partes do mundo e estes resultados poderão esclarecer os mecanismos envolvidos no efeito da bebida no risco de diabetes.”
Há duas explicações possíveis para entender por que apenas o café na hora do almoço teve relação com o menor risco de diabetes. O café pode ter diminuído o risco de diabete por retardar ou reduzir a absorção de uma parte da glicose adquirida no almoço. Ou a bebida pode ter protegido da diabetes porque depois do almoço costuma ser tomada sem leite. A pesquisa mostrou que apenas o café sem leite reduziu o risco de desenvolver diabetes.
Diabetes crescente
“Há indícios de que o número de pessoas com diabetes deve crescer no Brasil. Pesquisas mostram um aumento importante de pessoas portadoras de excesso de peso. E também maior longevidade”, diz Daniela. “Esses fatores tornam as pessoas mais predispostas à doença”. Estima-se um aumento de 170% na prevalência da doença em países em desenvolvimento nos próximos 20 anos, que deve acometer principalmente quem tem entre 45 e 64 anos.
Arquivado em: MEU PONTO DE VISTA, PESQUISAS Etiquetado: | café









Christian. A pesquisa é interessante, mas cuidado com pesquisas… como tudo na vida, tem bons e maus efeitos. Café é um estimulante, tem efeitos muito interesantes no corpo, mas não se pode esquecer que pode está associado com gastrites, esofagites, agitação e taquicardia (em excesso). Pode viciar. Também tem relação com cancer de bexiga.
De qualquer forma, como dizia o bom homem: o que mata não é o que entra, mas o que sai da boca do homem…
Tome café com moderação, preferencialmente durante o dia. à noite, atrapalha o sono. Pode causar dependência também.
É como uma pesquisa que saiu há alguns anos, dizendo que o consumo diário e moderado de vinho diminui o risco de aterosclerose e infarto. No entanto, não disse que aumentava o risco de cancer de estômago e de cirrose, além do alcoolismo. Pra matar, o governo francês, que tem em seus vinhos fonte de renda e de marketing turistico, emitiu uma nota para a população francesa informando que não há dose segura para o consumo de álcool. Portanto, pesquisas são parciais, e a ciência tem personalidade, sazonalidade e autoria.
Um abraço.
PS: Gostei do livro com o Cerbasi. Mas de prática difícil.
Equilíbrio é tudo. Você pode comer ou beber o que quiser nessa vida, mas o segredo é moderar, sempre.
Isso ai Bia!
Eu defini o limite de 3 cafés/dia!!! :-) Esse é o meu limite.
Estou com diabete e minha visao esta ficandoruim que devo faser pois estou ficando cego a vista esta fraca cada dia .que passa Q ue devo faser?