Como planejar para escrever seu livro? Parte 1

Recebi um monte de mensagens perguntando sobre como eu faço para escrever um livro, como me planejo e perguntas relacionadas. Esse post é um resumo da minha forma de me planejar e escrever, o que não significa que é uma “best practice” é o jeito que encontrei.

Como foram dúvidas muito diferentes, vou dividir o post em 3 partes. A primeira é essa sobre planejamento. A segunda sobre o relacionamento com as Editoras e a parte final da escolha do tema, pesquisa e desdobramentos.

Passo 1 – Mapa Mental

A primeira coisa que faço quando recebo a encomenda de um livro ou PlanejamentoLivroMaisTempoMaisDinheiroquando estou pensando em escrever sobre um livro é o desdobramento do livro em um mapa mental. Antes do livro começar eu já sei o começo, meio e o fim. Isso guia meu raciocínio lógico.

Eu já comentei sobre mapas mentais aqui no blog, essa técnica é muito legal para ter as macro idéias.

O que não significa que não possam haver alterações! Claro que elas acontecem, mas nunca fugi muito do plano inicial.

No meu último livro – Mais Tempo Mais Dinheiro o processo foi exatamente esse. Em um sábado, em Santos, agendei a reunião de planejamento com o Cerbasi e fiz o mapa mental que vocês podem conferir. Essa é a versão ORIGINAL, durante o nosso brainstorm (desconsiderem eventuais erros de ortografia). Quem leu o livro e comparar vai ver que seguimos 85% desse roteiro. No começo o nome dos ciclos eram outros, quando começamos a escrever isso mudou e acrescentamos o ciclo da Frustração. Essa reunião demorou exatamente 4 horas, pois nas palestras que fazíamos em conjunto há mais de 5 anos, nas salas de aeroporto, nos almoços, já fazíamos um “brainstorm não estruturado” juntando as pecinhas de tempo e dinheiro, então facilitou o trabalho.

Se um capítulo encrespar de dificuldade, eu volto no mapa e faço mais detalhes macro do capítulo, o que ajuda o texto a fluir.

Passo 2 – Planejamento de Execução

Com o mapa mental na mão é o momento de começar a colocar o brainstorm de uma forma que eu execute ao longo do meu dia-a-dia. O que eu faço é ir no Neotriad, crio um Projeto ou uma Meta (depende do nível de desafio do livro) e defino as atividades (tarefas) da seguinte forma:

1 – Cada capítulo vira uma tarefa com duração de 30 minutos, mas com data de início na segunda e data de término no domingo de uma semana específica. Por que isso:

- Eu não sou aqueles caras que sentam e escrevem com facilidade, eu preciso estar disposto, com saco e motivado a escrever.

- Cada capítulo, em média eu gasto uma média de 4 horas para escrever (depois de pesquisa, brainstorm, etc). Mas EU não agüento escrever horas seguidas e também eu não uso meu horário comercial para escrever (escrevo a noite), por isso eu deixo essa tarefa no meu Neotriad que vai aparecer a semana toda sem atrasar. O dia que eu estiver com saco, eu sento e escrevo, o que em geral dá uns 30 minutos. Tem semana que todo dia eu escrevo 30 minutos, em outras, eu escrevo 1 hora na sexta, 1 hora no sábado e fecho no domingo. Isso me dá flexibilidade, não prejudica meu planejamento de horas e faz com que eu não atrase o capítulo.

Abaixo segue o planejamento do livro Estou em Reunião direto do Neotriad. Eu tenho um meta de livros para 2010, então eu faço o planejamento todo ali. Reparem que eu coloco a data que vou fazer a entrega final do texto para editora (em geral 1 mês de antecedência do prazo deles), crio também tarefas de revisão e pesquisa, que não fazem parte da tarefa de escrita.

image

Como eu escrevo?

Como já afirmei eu não sou um escritor de profissão, tenho de ser persistente para escrever, preciso estar realmente a fim de fazer. Eu não faço retiro espiritual, período sabático, etc. Eu escrevo em CASA, na minha sala de TV, após meu horário de trabalho, após as crianças irem para a cama.

Eu preciso de som/tv para escrever, logo sempre escrevo ouvindo música, DVD ou principalmente vendo NOVELA ou SÉRIE (sim eu vejo novela)! Quando estava a novela Caminho da Índias (que era muito legal) o livro Mais Tempo Mais DInheiro, fluiu que foi uma beleza.

Agora a novela Viver a Vida tá mais chata que jogo de futebol, então o livro também tá difícil de sair. Espero que a novela melhore ou vou atrasar o livro! ahahahah

Eu uso o Microsoft Word, com zoom de 120% em um template que já tem formatado os estilos de Texto, Título, Sub-título, Capítulo que me fazem ganhar tempo na diagramação. Uso fonte arial 11, com espaçamento de 1,5.

Passo 3 – Revisão / Releitura

Ai está o maior problema das pessoas que querem escrever seus livros: eles voltam demais no texto escrito. Mexem tanto na busca da perfeição que não conseguem evoluir. Eu odeio reler algo que escrevi, eu penso muito mais rápido do que escrevo e isso as vezes come umas palavras e o sentido não fica tão bom. Mas se eu ficar parando para revisar quebra meu ritmo.

O que faço é escrever tudo sequencialmente. Quando acabo o capítulo passo par alguém revisar. Quem faz esse papel é o Eric, revisor e pesquisador da Triad e principalmente (já fazendo uma linda homenagem) a minha esposa! Que pacientemente lê, crítica, muda e opina em todos os capítulos que escrevo. Eu mando o Word para ela que me devolve revisado e pronto. Nem vejo nada, a não ser quando tem alguma observação dela que preciso mudar alguma coisa.

Quando tem dado de pesquisa ou estatística, passa pelo Eric para revisar os números também.

Eu só vou reler o livro, depois que envio o texto original para a editora, eles fazem a revisão deles e me enviam para aprovação final.

Passo 4 – Estratégia de Lançamento / Marketing

Enquanto estou no processo de revisão eu também crio as atividadesFilipeta Estou em Reunião 02.indd de marketing do livro, como site, vídeos, testes, parceria com imprensa, distribuição a clientes ou parceiros, seleção de blogs para envio de resenhas, etc. Tudo se transforma em um projeto de marketing que é compartilhado coma minha agência.

Independente do marketing da editora, a minha equipe faz todo o planejamento, revisão e sugerem algumas peças também.

Parcerias com livrarias, palestras e eventos em geral também são acordados nessa fase com a editora. O que eu faço é transformar tudo em tarefas de quando será feito e crio uma tarefa de follow-up para saber se foi realmente executado.AnuncioESP-090606

As imagens mostram o anúncio do livro em algumas revistas e a parceria com o Submarino, que saiu em um anúncio no Estado de São Paulo.

Nesse momento também já começamos a preparar uns 3-4 releases sobe o livro que a equipe da minha assessoria de imprensa começa a disparar.

No começo essa parte de imprensa era muito complicada, ninguém sabia quem eu era e ninguém me dava espaço. Mas sou extremamente persistente e hoje conseguimos emplacar sempre em cada lançamento umas 80-120 matérias sobre o livro na imprensa geral. Também seleciono alguns veículos para dar entrevistas ou conteúdo exclusivos. Sem esses parceiros não tem livro! Por melhor que seja. É importante respeitar a mídia, ser parceiro e ajudar. Nada de frescuras ou não me toques. Eu atendo todo mundo e trato igual, seja a Revista Veja ou a Zé da Esquina.

(veja nossas publicações na imprensa: www.triadps.com/imprensa)

É isso! Simples assim! Não tem mágica, simpatia ou ghost writer. Eu demorei 30 minutos pra escrever esse post, fiz porque estava afim e porque gostei da sugestão dos leitores. Eu só escrevo coisas que acredito, que pratico e que acho que podem ajudar alguém. Ache um propósito, descubra um por que e você vai ver seu livro sair!

Veja a continuação desse post: Parte 2 ; Parte 3 ; Parte 4

55 Respostas

  1. Christian,

    Muito legal esse artigo, principalmente em relação ao marketing, pois neste ponto ainda peco. Tenho desenvolvido algumas estratégias de venda dos meus e-books compartilhadas com o Miguel Cavalcanti e no próximo livro (Marco Zero) pretendo realizar algumas das táticas que falou acima.

    Agora sobre a questão do mapa mental e da escrita do livro, como já consigo escrever levemente sem me esforçar tanto como você, basta ficar umas horas em silêncio para escrever um capítulo de 4 a 6 horas incluindo uma revisão minha que só aí, igual você, passo para a minha esposa que faz as suas críticas.

    No mais, aguardo o novo livro.
    Sucesso! Mais tempo e mais dinheiro foi show!

    • Valeu Marcos! Vou te convidar para o próximo livro, assim como fiz com o Miguel! Vou te enviar um e-mail!

  2. Christian,

    Muito legal o seu artigo. Também gosto muito dos mapas, ajuda a criar soluções de problemas e a estruturar um tema muito mais facilmente. Gostaria de lhe fazer um pedido, quando se tenta ver o mapa que você colocou a imagem fica pequena, tem como disponibilizar em um tamanho maior, gosto sempre de ver os mapas feitos por outros porque me faz pensar no que posso melhorar nos meus e como as pessoas montam seus fluxos de pensamentos.
    Obrigado

    • Olá Rodrigo! Obrigado pelo seu comentário, já acertei a imagem. Basta clicar no Mapa Mental que ele vai abrir inteiro. Mas lembre-se que esse não é um bom mapa para exemplificar o poder de Mapas Mentais, foi feito durante um brainstorm, sem cores, sem imagens, apenas uma ordem lógica.

  3. Beleza Christian. Obrigado. Mãos na massa para sermos a diferença que desejamos para o mundo utilizando os nossos talentos. Abraços.

  4. Muito bacana o post Christian! Em agosto do ano passado fiz algo parecido(mas sem toda essa técnica, por enquanto…rs) para tirar da inércia um projeto.

    Deu certo, escrevi 25 a 30 páginas torrencialmente fazendo um “geralzão” do livro. Aí na última quinzena de 2010, comecei a escrever 1 hora diariamente(também não tenho saco para escrever por muito tempo, embora pretenda aumentar esse tempo para 1h30 e depois 2h00 devido ao tamanho e possíveis complicações desse projeto). É uma ficção.

    Gostaria, se possível, de te pedir uma licença para utilizar o Neotriad para concluir no prazo esse projeto. E também reforçar um pedido do amigo aí de cima, o Rodrigo, para disponibilizar maior a imagem do mapa e a sequência de tarefas do Neotriad. Tem jeito?

    Grande Abraço,
    P.A. Guimarães

    • PA, arrumei o link da imagem do Neotriad também! Agora tá ok. Você já tem conta no Neotriad? Manda seu login apenas para o meu e-mail.

      • valeu Christian, ainda não uso o Neotriad. Embora já use vários conceitos da Tríade do Tempo no meu dia a dia. Também estou lendo o Mais tempo e mais dinheiro e aprendendo bastante. Já era leitor dos livros do Cerbasi, agora estou conhecendo melhor a sua obra. Apesar de já saber diversas técnicas através do acompanhamento constante do seu Blog. Estou mandando um e-mail direto pra você em instantes.

  5. Oi Christian,

    Parabéns pelo post, muito bom mesmo.

    Fiquei com mais vontade ainda de escrever um livro depois dessa.

    Começar com o mapa mental foi mais um estímulo. Gostei também da dica de não revisar.

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento e experiência.

    Abração, Miguel

    • Você demorou!! Já te falei isso!

  6. Christian,

    Outro dia uma pessoa me fez uma pergunta, a respeito de um artigo que escrevi. Eu percebi, que por ser diretor de uma multinacional, a pessoa achava que eu tinha condições especiais para realizar algumas tarefas. Eu lhe farei uma pergunta similar…

    Qual é o processo de publicação de um livro para um mero mortal? Através de uma editora, agente literário, ou o que?

    • Marcelo,

      A parte 3 desse post vai falar só sobre isso. Vou explicar como consegui a publicação do meu primeiro livro, vou falar sobre o % de negociação, enfim dar o caminho das pedras..

  7. Excelente artigo e como o Sr. já sabe, veio na hora exata para mim.
    Já estou ansioso (no bom sentido, haha) para a continuação que irá postar, mas com certeza é essa primeira parte que irei precisar aplicar realmente neste início.
    O livro que comecei a escrever é uma de minhas metas a médio prazo (3 anos) e conforme lhe disse, tem um bom motivo para isso, pois ele só poderá servir de inspiração e ajudar as pessoas, quando eu aplicar o método que proponho e atingir os objetivos esperados. Irei experimentá-lo na prática, realizando ajustes no percurso.

    Gostei muito deste exemplo real de mapa mental. Acho que era isso que estava faltando para eu visualizar o livro de maneira global e bem estruturada. Irei criar um o mais breve possível, para me auxiliar em todo o processo.

    Muitíssimo obrigado pelas dicas… Um grande abraço.

  8. ah, obrigado por disponibilizar as imagem do post em melhor resolução. Abraço.

  9. Quero muito me tornar uma escritora de verdade. Preciso ser mais disciplinada para isso. Adorei seu post !

  10. Christian,

    Acompanho seu blog há tempos via RSS. Saiba que artigos claros, esclarecedores, práticos e úteis como esse são uma raridade pela net.
    Parabéns pelo conteúdo e obrigado pela iniciativa.
    Sinto-me orgulhoso de ser um leitor do seu blog.

    Abs,

    Leonardo Simões

  11. Christian,
    muito grata pelas ótimas dicas.
    Faz pouco tempo que acompanho “Livros e Afins”- estou AMANDO!!
    O difícil, para mim, é começar, mas COMO é importante a disciplina no planejamento de um livro!!
    Gratíssima.
    Att.

  12. Oi, Christian!

    Adorei o post! Já linkei lá no meu blog. Depois dá uma passadinha lá para conferir!

    Beijos e sucesso!!!

    • gostaria muito tbm de ser escritor me ajude
      cris82br@hotmail.com

  13. Valeu! Estou escrevendo um livro e confesso que as dicas serão de grande valia, confesso que tinha duvidas quanto ao tempo destinado a escrever, mas foi bem esclarecido e vejo que não estou sozinho nesta dificuldade, de nem sempre ter inspiração, grato…

  14. Prezado Christian,

    Excelente postagem… estava precisando exatamente disso. O que me deixou feliz é que intuitivamente comecei exatamente pelo que você sugeriu… fiz no Mind Manager o Mapa Mental… agora é seguir o resto.

    Grande abraço.

    Leandro Krug L. Batista

  15. Amigo, adorei seu post sobre o mapa e tema de como se produzir um livro, estou a um bom tempo tentando fazer o meu, mas acho que uma série de coisas me prejudica.
    Indisciplina é onde peco mais. Bom vou dar uma revisada nos meus escritos agora, procurei tanto material e agora você está em meus favoritos, seguir os passos de alguem com tanto sucesso na area acho que é primordial também.

    E obrigado por ensinar.. Com certeza é um dos motivos de seu sucesso.

    Grande abraço, e espero sucesso em todas suas publicações.

  16. Muito interessantes os aspectos que tu trazes neste post, infelizmente eu ainda não tenho experiências para partilhar a este respeito, mas foram muito proveitosas as tuas dicas.

    Abs

  17. Gostei do esquema de marketing na escrita de seu livro. Antes mesmo de ficar pronto já tem um caminha pronto para divulgação.
    Parabéns.

    Manoel

  18. Olá Christian,
    Ano passado foi um grande desafio escrever a minha monografia e graças a Deus colhi vários frutos com este trabalho. Minha maior dificuldade foi minha instência de sempre voltar para “polir” um trecho e deixá-lo o mais perfeito possível. Se tivesse lido esse texto antes talvez não tivesse perdido tanto tempo nessa tarefa.

    Sabe Christian, nesse último mês tive umas idéias e comecei a pensar seriamente em escrever um livro. Sei que me falta muita competência pra isso, mas cheguei na conclusão de que por pior que seja o resultado desse trabalho, posso me aproveitar e colher vários frutos dessa experiência.

    Por enquanto é só uma ideia que comecei a pesquisar, mas quem sabe não é?

    Ótimo artigo! Aguardo os próximos.

    Abraços,
    Júnior Gonçalves

  19. Olá .. Tudo bom?
    Adorei seu artigo.
    Eu tenho 14 anos e estou começando a escrever um livro , só tenho 4 páginas..
    Eu sei que sou nova .. Mais gostaria que você desse uma olhada e visse o que acha..

    beijOs.

  20. Adorei essa, sempre quiz escrever um livro, as vezes começo e desisto, por falta de tempo, mas sempre li muitos livros e isso me despertou a ser um escritor, agora com esse mapa mental me senti encorajado a continuar…valeu me mande email, sobre como escrever livros… messiasbritocosta@yahoo.com.br

  21. Devo dizer que também escrevo. Nao como profissão embora a escrita seja a minha grande paixão.
    O problema é que nao estou a par se existem regras obrigatórias para escrever um romance como por exemplo: como separar em capítulos, máximo de páginas, etc.
    Se pudesse ajudar-me, de alguma forma (recomendando um livro que consiga clarificar as minhas dúvias como por exemplo) agradecia muito a sua ajuda. Obrigada. O blog está muito porreiro

  22. Ola gente, presiso de ajuda. gostaria de escrever um livro. tipo. de um negro que fazia dançar um seja ele era bailarino. mais era regeitado por varias academia de dança. mais nao sei como começar por favor me ajudem.como começo.tipo.começo por titulo,depois o que eu quero passar para os leitores por favro me ajudem. quem puder pode me mandar um e-mail.iagocastro.s@hotmail.com serei muito grato e tb se onseguir colocarei o nome de quem me ajudou obrigado.

    • Gotei muito de tudo o que você disse. sou representanet comercial a vinte e cinco anos. Gostaria muito que você me orientasse como poderia passar a minhan experiência para as pessoas através de um livro, que é o meu maior sonho de escrever.
      Quais o primeiros passos a serem dados por mim.??

      Abraços,

      Jefferson – Belém/Pará

  23. Sou representante comercial à vinte e cinco anos, estou me formando em administração de empresas em março de 2011.
    Gosto muito da área de vendas e marketing bem, atuo também em marketing multinível. O meu maior sonho é poder compartilhar com as pessoas todo o meu conhecimento e experiência ao longo destes anos. Escrever um livro é algo que gostaria muito em realizar.
    O que você com a sua vivência e conhecimento poderia me orientar a fazer de imediato??.
    Abraços,
    jefferson

  24. Muito boas essas orientações de como escrever um livro! Penso em escrever um. A todos que falo sobre minha vida, como se fosse tudo desnatural, me incentivam a escrever.

  25. adorei as dicas, também tô querendo escrever um livro, mas é um pouco complicado, porém agora com essa leitura clareou um pouco minhas idéias

  26. Você está de parabens me ajudou e muito
    essa semana começo meu primeiro livro para ajudar mães que perderam filho

  27. Gosteim das orientações, estou começando a escrever um livro e gostaria de trocar algumas ideias com vocÊ. meu email é: ladymedina.lima@gmail.com
    muita grata .

  28. Olá Christian,
    Segunda vez q leio o post, recordei dele hoje e queria fazer um comentário.
    Com planejamento, dedicação conseguiremos tudo que almejamos.
    Com 30 minutos vc escreve um post fantástico e impactante que pode chacoalhar muitas pessoas.
    O desafio do ser humano é despertar o potencial dos outros ser humano, e vc faz muito bem, com cursos, livros, com o próprio software Neotriad.

    Vamos que vamos.

    ABS

  29. Olá
    Queria saber quantas páginas terei de escrever de um livro com fonte arial 11, com 1,5 de intervalo entre linhas, para no final dar umas 150 páginas em forma de livro?
    Um livro com formato A5.

    Obrigada
    Sofia

    • Olá Sofia,

      Olha na última edição do Livro A Tríade do Tempo, da Editora Sextante (248 páginas no total), eu tenho no word:

      fonte usada: Arial 11, espaço de 1,5
      Paginas: 271
      Palavras: 85.379
      Caracteres com espaço: 515.105

  30. Boa noite

    Peço por favor que alguém tenha disponiblidade para escrever o livro sobre a minha vida.Uma vida com acontecimentos arrepiantes,muita dor, como foi enganada por um “psicopata” etc. Gostaria de divulgar a minha história para que outras pessoas náo cometam o mesmo erro que eu,
    Grata.!!!

  31. Escrever e publicar livros é lucrativo de qualquer forma

    Escrever e publicar livros pode dar lucros de varias maneiras. Sou técnico em eletrônica e consegui triplicar minha renda mensal escrevendo e publicando livros, sem vender na verdade um único exemplar. Qualquer profissional pode agregar valor sua profissão e se valorizar no mercado de trabalho, apenas por ser reconhecido, no seu circulo profissional como poeta ou autor. Para a maioria das pessoas, escrever e publicar livros é associado à ética, sabedoria, inteligência e bom senso.
    Este incremento na minha renda representa do ponto de vista de uma publicação tradicional a venda mensal de mil exemplares.

    • Joao,
      Fiquei bastante confusa! Você vendeu ou nao vendeu nenhum exemplar? No incio voce cita que na verdade nao vendeu um único exemplar e no final a venda de mil exemplares! Como vc realmente conseguiu triplicar a sua renda! Estou iniciando a minha carreira de escritora com meu primeiro livro e gostaria de poder lucrar com isto, que a escrita virasse minha fonte de renda também.
      Grata e abraços,
      Andréia.

    • estou escrevendo um livro e nao entendi sua colocação sobre triplicar… mujltiplicar… ganhar algo… nao entendi.
      Estou escrevendo um livro e pretendo obter uma renda. Afinal… é rentável ou nao? Consigo faturar um pouco? esclareça-me esta dúvida. No mais, tb quero compartilhar que estou aprendendo muito aqui e minhas ideias estão fluindo muito favoráveis. Arbaço. vainesil@hotmail.com

      • É rentável para 0,1% dos autores…. :-)

  32. Olá Christian, Boa Tarde!

    Parabéns pelo seu blog e por suas obras. Ainda não tive a oportunidade de ler suas publicações, mas pretendo ser um leitor severo delas.

    Essa é a primeira vez que passo por aqui e gostei muito do seu blog. Pode ter certeza que será a primeira de muitas.

    Eu e mais um amigo estamos escrevendo um livro em parceria. Nós queremos ingressar nessa magnífica jornada que é a de autor de livros e precisamos de algumas dicas. Como por exemplo, “Como conseguir parcerias com editoras? Como registrar o livro no órgão responsável pelos direitos autorais do Brasil? Como é a formatação dos textos do word que se adequem a de um livro?” e muitas outras informações que pretendo sugar ao máximo de seu blog. Pois, suas palavras são muito motivadoras.

    Desejo a você muito sucesso. Aprecio muito esse trabalho de quem passa o conhecimento adiante.

    Aguinaldo Neto

  33. vlw,cristian
    gostei da dica estou querendo escrever um livro em 3 sagas para uma futura adaptação para um possível filme(sonho),sou autodidata por favor me ajude!

  34. Hola Cristian muy genroso de tu parte repartir toda esta informacion conosotros y por esto muchas gracias!!!! Estou tentando entender este do triade, y las dicas de como rentabilizar el tiempo para escrevir esta muy bien colocado…para mi todo un nuevo mundo donde pienso seriamente en dedicar tiempo y esfurezo. Un saludo!!!

  35. Bom nao queria admitir mais amo escrever ,viajar no mundo nao so da fantasia mais tambem do real,as palavras fazem parte de minha vida,ajudam quando estou triste,desesperada,aflita,alegre,seja qual for o momento.Tentei me separar delas mais nada adiantou ,publiquei meu primeiro poema com 14 anos ,hj tenho 18.Mais continuo escrevendo,procuro inspiracoes em minha vida,e nas pessoas que estao proximas de mim.MEu objetivo e publicar um livro contando minha historia de vida,sou adotada,quero despertar talentos e abrir os olhos da humanidade.Por incrivel que possa aparecer eu escrevo de tudo,e um dom que ganhei de Deus,e somente posso agradecer.Parabens pelo seu blog e bem interessante,tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas,ou melhor ja esta ajudando.

  36. Cucu. . .
    Chamo-me Marlene e ando perdida no maio de uma historia de amor, sincerante nao sei como aide fazer isto. Bem estou a escrever um livro sobre a minha propria esperiencia em relacionamentos que no qual nao correm bem. . . Ajudo os outros a resolver seus problemas, tirar suas duvidas. Tudos os meus amigos, familiares, etc dizem que escrevo muito bem, que tento espresar os meus sintimentos e que isso tem muito valor po futuro. Mas nao consigo saber como fazer estou com duvidas. . . :( Alguem me podia ajudar ???

  37. A ESSENCIA DE DEUS.
    A “ESSENCIA DE DEUS” é composta de: “ESPAÇO Físico DO UNIVERSO” ocupado por uma “INTELIGENCIA” do mais alto grau de perfeição, para dar a origem no tempo e no espaço de todas as formas de “ENERGIAS”, que movimentam, desde o átomo, com suas estruturas infinitesimais dimensões, até todos os corpos celestes, que compõe o Cosmo em perfeita harmonia e equilíbrio em seus movimentos, e a pureza de seus sentimentos de “AMOR” constituído de “PIEDADE”, “JUSTIÇA” e “AMOR”, nos dá a existência da vida

  38. Legal todo esse papo, pessoal. Honrado em compartilhar com vocês. Sou Samuel Castro, funcionário de carreira na ONU por mais de 28 anos. Desse período, 17 anos servi no Brasil e quase 12 anos em diversos países da Africa, Oriente Médio e Europa. Embora um tanto tardiamente, estou na fase de preparação para escrever um livro sobe a minha vida profissional – com alguns toques de vida pessoal – ou seja, tudo de mais importante que vivi durante todo esse tempo e durante as viagens a trabalho e estudos nos vários países. Se alguém quiser ou puder me ajudar nessa tarefa, para aprendermos ou reaprendermos juntos, ficarei muito grato. Desde 2010, ano de minha última missão na ONU, em Joanesburgo, vivo e trabalho como consultor, tradutor/intérprete e professor de línguas em Brasília. Mais adiante falarei mais sobre tudo isso. Quem tiver interesse em saber mais sobre as minhas experiências, é só contactar-me através do
    Skype sammybrazilglobal ou pelos fones e emails que podem ser vistos no site (experimental) http://www.global-languages.webnode.com
    Grande abraço a todos. Sammy

  39. [...] http://blog.maistempo.com.br/2010/01/14/como-planejar-para-escrever-seu-livro-parte-1/ [...]

  40. Quero escrever u livro também, mas tenho algumas duvidas quanto a existencia ou não de regras na distribuição de capítulos, número de páginas, percentagem de romançe, ação, comédia entre outros que um livro deve conter independente da sua classificação. Se alguém quiser me mandar alguma dica meu e-mail é rafexmarg@hotmail.com. Obrigado, pessoal.

  41. Estou pensando em escrever um livro, preciso de uma ajuda meu email é http://www.manito.r.kina@gmail.com

  42. Eu escrevi um livro sobre,um amor e,quero fazer uma homenagem para ele …minha intenção não e ganhar dinheiro mas se ganhar será bem vindo =)

  43. OLA BOM DIA.
    BOM ESCREVO POESIAS DESDE 10 ANOS DE IDADE E PARTICIPO DE FESTIVAIS DE POESIAS,,,
    GOSTARIA DE ESCREVER UM LIVRO,,,,DEIXAR FLUIR SABE..
    PODE AJUDAR…O MELHOR DA POESIA NUM TENHO UM TOSTÃO PRA EDITAR MAS SEI QUE HÁ VÁRIOS JEITOS E TREJEITOS NÉ… GOSTEI DAS TUAS IDEIAS…BJOS

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 358 outros seguidores