Escritórios Abertos Estressam

Eu sempre achei que a onda dos escritórios abertos não fazia muito bem para a produtividade pessoal. Quando fiz a fusão da minha empresa de web com a POPCOM (Agência Digital do grupo W/Brasil) notei a diferença no ato. O escritório não tinha uma divisória, as mesas eram juntas. Demorei para me acostumar.

Vários pessoas perguntam minha opinião sobre esse assunto, eu não tinha uma opinião formada, mas depois de ler o estudo abaixo, cheguei a minha conclusão: escritórios abertos são improdutivos, mesmo com as vantagens da “melhoria de comunicação”!

Segue a tradução do artigo de uma pesquisa realizada pelo Dr Vinesh sobre essa questão:

openoffice2

A evidência é devastadora:trabalhar em um escritório aberto é mau para sua saúde!

Cientistas australianos fizeram uma revisão na pesquisa global sobre os efeitos dos designs dos escritórios modernos, concluindo que a migração para escritórios abertos levou a baixa produtividade e alto estresse profissional.

“As evidências que encontramos foram absolutamente chocantes”, disse o pesquisador Dr Vinesh Oommen da Universidade de Tecnologia e Instuto de Saúde e Inovações Biomédicas de Queensland.

“Em 90% da pesquisa, o resultado de trabalhar em um escritório aberto foi visto como negativo, gerando altos níveis de estresse, conflitos, pressão alta e um alto turnover da equipe.”

“O alto nível de barulho faz com que os funcionários percam a concetração, levando a baixa produtividade, existem problemas de privacidade porque qualquer pessoa pode ver o que você está fazendo no computador ou ouvir suas conversas, existe uma sensação de insegurança”

Dr Oommen diz que existem tambem grandes chances de conflitos no ambiente de trabalho gerado por “sentar tão perto de outra pessoa que o simples toque do celular pode gerar irritação”.

“Eu acho que a maioria de nós, incluindo eu mesmo, podemos ver isso em nosso dia-a-dia”, ele disse.

Trabalhar em um escritório aberto pode contribuir para pressão alta também. Dr Oommen disse que existe um aumento no risco de problemas de saúde como vírus ou doenças transmitidas pelo ar.

“Basedo nessas descobertas, eu acho que os profissionais precisam repensar o ambiente aberto de seus escritórios”, diz o Dr Ommen.

openoffice “A pesquisa descobriu que design tradicionais (escritório pequenos privativos fechados) são melhores. O problema é que na busca por custos menores, o ambiente aberto ganha vantagens, podendo reduzir em até 20% os custos do design e por isso é tão usado.”

 

Esse estudo foi publicado pelo Dr Oommen no Asia-Pacific Journal of Health Management.

5 Respostas

  1. São esclarecedoras as afirmações do autor: “… a migração para escritórios abertos levou a baixa produtividade e alto estresse profissional (…). O alto nível de barulho faz com que os funcionários percam a concetração, levando a baixa produtividade, existem problemas de privacidade porque qualquer pessoa pode ver o que você está fazendo no computador ou ouvir suas conversas, existe uma sensação de insegurança”. (…) “A pesquisa descobriu que design tradicionais (escritório pequenos privativos fechados) são melhores. O problema é que na busca por custos menores, o ambiente aberto ganha vantagens, podendo reduzir em até 20% os custos do design e por isso é tão usado.”
    Na prática padecemos desse mal de não termos uma “pátria” para trabalhar e vivemos como MST invadindo o tempo dos outros…

  2. Interessantíssimo este estudo, e parte do comprovado já cheguei a constatar em meu ambiente de trabalho.
    Há uns 2 anos trabalhava junto à equipe em escritório aberto, estilo “baia”, com umas 8 mesas de trabalho. Além de achar extremamente impessoal, pela pessoa não ter seu espaço mais reservado, para colocar um porta-retratos, seus materiais de trabalho expostos (pode observar como esse estilo inibe as pessoas dar o toque pessoal em sua mesa de trabalho), o barulho propaga pelo andar inteiro, e o nível de ruído é horrível. Outra coisa é o problema de ouvir o que a maioria está falando no telefone, e tirando a questão de às vezes ser constrangedor, ainda tem a questão de que se seu colega está tratando de um assunto a qual você está a par, e por você estar ouvindo, você pára o que está fazendo para participar do assunto, gerando maior quantidade de interrupções e reduzindo a produtividade.
    Depois que mudei para uma sala mais restrita, inclusive dividida só com mais 3 pessoas, o ritmo e a qualidade do trabalho melhoraram bastante,

  3. Parabéns por este trabalho. Antes tarde do que nunca. Espero que os diretores leiam o artigo. Mas é realmente incrível que seja preciso alguém estudar este assunto para descobrir isso. No 1o dia de trabalho em um escritório de TI com ambiente aberto do tipo chão de fábrica (de software) ficou claro que a produtividade de analistas e programadores cai absurdamente. Mas como o gerente vê apenas o $$$$$ imediato, ele fica todo contente com a economia gerada pela redução de custos do escritório. Não vê na verdade é que deu um tiro no pé. Algo que você faz em 1 dia em um escritório fechado, demora 4 dias ou mais nesse ambiente totalmente inadequado para uma atividade como análise e programação de sistemas.

  4. ótimo artigo, ótimo blog….
    conheci hoje, pretendo voltar mais vezes…
    vlw!

  5. Eu sempre tive dúvidas sobre essa questão de:
    Qual seria o melhor modelo para um escritório? Aberto ou Fechado?
    Agora cheguei a uma conclusão sobre o melhor modelo para um escritório, pois antes de ler esse artigo, eu já imagina que esse tipo de escritório denominado aberto, era muito problemático.
    Apenas confirmei minha teoria. Interessante!!!
    Excelente artigo!!!
    Fiquem com Deus!!!
    Abraços!!!

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 339 outros seguidores