Estratégias para Vencer a Procrastinação

procrastinate-main_Full Procrastinar em bom português quer dizer empurrar com a barriga, deixar para depois, adiar, ficar morgando, enrolar, etc.. Conhece?

Muita gente tem tempo de sobra, mas devido a procrastinação acabam ficando sem tempo! Separei 4 dicas para você evitar a procrastinação na sua rotina:

1 – Foque em TAREFAS – O que você está fazendo no momento é uma tarefa? Se não for, é provável que está perdendo tempo a toa! Geralmente, quando ficamos procrastinando, estamos pulando de uma coisa para outra, é aquele site que você acessa, ai lembra de outra coisa e vai ver, depois vai ver o vídeozinho que recebeu, depois manda um “oi” no MSN… enfim faz um monte de coisas mas nada de prioridades identificadas! Então a dica é: SE VOCÊ NÃO ESTÁ FAZENDO UMA TAREFA, PARE E FAÇA ALGUMA!

2 – Comece algo pequeno - As vezes dá preguiça mesmo, fica aquela ausência de disposição para começar a próxima tarefa, a dica nesse caso é fazer uma série de coisinhas simples, fáceis e pequenas, isso ajuda você a embalar. Um bom exemplo, é focar em responder seus e-mails, responda um a um, depois faça as ligações que precisa, cheque seu saldo na banco, etc. nada que precise usar muito a mente..

3 – Quebre em pequenas partes – Temos uma enorme tendência a procrastinar coisas grandes, chatas e complexas. Nesse caso a saída é planejar essa atividade em pequenos pedaços, mas distribuídos em vários dias. Eu por exemplo, odeio fazer o planejamento de forecast do ano, mas como preciso fazer, quebro em uma atividade com 10 tarefas, que é concluída ao longo de 5 dias. Isso evita focar 1 dia só para o forecast, fica menos chato fazer partes menores e minimiza os possíveis atrasos de última hora.

4 – Crie recompensas – Se nada adiantar, você vai ter de usar a velha tática que sua mãe usava: “…se fizer a lição ganha sorvete!!!…” Pense em algo que você queira muito (pode ser de comer), compre ou peça para alguém trazer e ao terminar a tarefa dê o presente para você… funciona para vencer a procrastinação e pra engordar também!

8 Respostas

  1. Cristian, muito legal esse texto. A gente procrastina sem perceber.

    Já imprimi e coloquei num lugar de fácil acesso… quando sentir que estou procrastinando, vou ler rapidinho seu texto! Um abraço.

  2. Christin,
    eu sou um procrastinador nato. Existe uma energia muito grande que impede que eu comece uma tarefa. Assim, crio condições pra não fazer, acesso sites, emails, enfim, me distancio ainda mais.
    pra terminar meu mestrado e doutorado foi assim. Para escrever uma página da tese era uma dificuldade enorme, eu desviava meu foco,
    Quebrar em partes conforme o princípio de Descartes seja uma ótima idéia, além de criar recompensas. Assim posso ler minha revista predileta, somente se eu terminar uma tarefa e assim vai. Vou tentar.
    Parabéns!

  3. E quando a gente descobre que a tarefa é fazer o que a gente mais gosta primeiro? Tentei fazer estes testes para vencer a procrastinação, que sou super procrastinadora, e não via a hora de acabar pra fazer o que me agradava. Fosse ler, navegar na net, ver um filme, ou coisas do tipo.

  4. A melhor dica que tenho pra encerrar a procrastinação é perceber que estou procrastinando. Um copo de água, café com açúcar e começar pelo começo ajudam bastante, mas nada melhor do que um prazo pra encerrar.

    Prazo. Tenha sempre um, e se não tiver, crie.

  5. Tô no barco com vcs. Rs. Sofro muito com esse negócio de procrastinar. Duplamente, primeiro vem uma força que impede começar o serviço que tem que ser feito, primeiro sofrimento, depois vem a sensação horrível de estar “empurrando com a barriga”, segundo sofrimento. Que chato isso!
    Procrastinadores de plantão, unai-vos contra a procrastinação!!!
    Achei um artiso super interessante que me deixou mais aliviado a respeito e vem complementar as dicas acima.

    http://azevedo.wordpress.com/2008/06/04/como-vencer-a-procrastinacao/

    Vou fazer tudo direitinho e com rotina… dessa vez me livro desse empecilho.
    Valeu pelas dicas Christian.
    abraço a todos.

  6. Eu já procrastinei muito antigamente…mas apenas no meu lado pessoal…vivia deixando as coisas pra depois, pelo simples motivo que era PARA MIM. O que deveria ser o contrário, justamente por esse motivo.

    O engraçado é que quando são coisas do serviço eu encontrava a maior disposição, dava um pique e fazia tudo sem procrastinar

    Agora tenho focado em minhas metas SMART e realizações pessoais… e planejado bem meu tempo…

    Agradeço muito essas dicas do texto.

  7. Infelizmente me encontro nessa situação. Atualmente, essa é uma das coisas que mais tem me impedido de crescer tanto pessoalmente, como profissionalmente. Tenho buscado soluções para melhorar isso, mas é mt dificil, vou tentar seguir essas dicas!

    Vlw!!!

  8. Nossa pessoal, como sofro com isso. Fico até sem dormir só pensando num monte de coisas que tenho que fazer e que só dependem de mim, mas sempre que sento pra começar, como todos dizem, vem uma força estranha e me enfraqueçe. Pelo amor de Deussss, como vencer isso????

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 373 outros seguidores