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Como organizar suas informações e conhecimento

livros É mais do que notável que vivemos em uma época aonde o conhecimento faz toda a diferença na vida pessoal e profissional, por isso gerenciar esse conhecimento se torna algo vital nos dias de hoje.

Imagine a seguinte situação corriqueira: seu chefe pede que prepare uma apresentação sobre o mercado de sua empresa e a projeção para os próximos 3 anos. Você recorda-se de ter visto em uma revista uma reportagem exatamente com essa informação, mas nessa hora você se pergunta: qual foi a revista mesmo? Aonde posso encontrar esse conhecimento?

Que atire a primeira pedra quem nunca passou por situação igual ou similar. Aproveitando a quarta-feira de cinzas que não trabalhamos, resolvi dar uma organizada na minha sala e parei para processar algumas revistas e armazenar o conhecimento que me interessa.

Eu assino umas 10 revistas de assuntos diferentes e obviamente tive de montar uma estratégia para armazenar o conhecimento que me interessa, segue minha estratégia para fazer a gestão desse conhecimento:

1 – Dieta de informação – Leio o que me interessa e não toda a revista, isso me poupa tempo e em uma revista acabo lendo duas ou três matérias que me chamam atenção (aqui mais um exemplo da lei de Pareto – 80/20)

2 – Recorte a informação – Se a reportagem for realmente interessante eu rasgo ela da revista e guardo em uma pasta sanfonada que apelidei de KBASE (base de conhecimento) e dividi por assuntos do meu interesse (produtividade, tecnologia, empreendedorismo, estresse, etc). A revista que não me interessa vai pro lixo.

3 – Capture o conhecimento – Quando eu coloco no meu KBASE, vou ao NEOTRIAD, crio uma nova informação e coloco o resumo daquele conhecimento e as palavras chave. Quando preciso achar alguma coisa, pesquiso primeiro nessa base.

Christian Barbosa
Christian Barbosa é empreendedor, pesquisador, CEO da TRIADPS, considerado o maior especialista em gerenciamento do tempo e produtividade pessoal do país. Autor de diversos livros sobre produtividade.
http://www.christianbarbosa.com.br

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5 thoughts on “Como organizar suas informações e conhecimento

  1. olá , porque voce não scaneia o que interessa ? daí não precisa rasgar a revista e pode guardar com mais facilidade a informação no formato digital.Gostaria de entender porque não faz isso , haja visto que deve ter um motivo.obrigado.

    1. Oi Alex,

      Eu nem sempre tenho scanner a mão e o tempo que gastaria para o volume de informações que capturo também seria grande. Eu só scaneio quando a informação é de altíssima relevância, precisa estar comigo sempre à mão ou tem risco de deterioração.

  2. Oi Christian. Gostei muito seu artigo.
    Qual a dica que você deixa para quem lê muitos livros. Eu estou começando a dar palestras na faculdade aonde estudo. Então preciso juntar e organizar todo o meu conhecimento para elaborar a palestra.

  3. Christian, repito a pergunta acima:
    “Qual a dica que você deixa para quem lê muitos livros?”
    Obrigado por compartilhar o conhecimento.
    Forte abraço!

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